O vice-governador João Leão representou o governador Rui Costa na reunião com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que aconteceu na tarde desta terça-feira (22), no Comando do 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio, em Salvador. No encontro, foram cobradas medidas mais efetivas do Governo Federal, para além da limpeza das praias.
A união entre os órgãos neste momento é fundamental para tentarmos solucionar os problemas que estamos enfrentando. Acredito que o mais importante é descobrir de onde está vindo o óleo. Desta maneira poderemos buscar medidas que evitem a chegada de novas manchas em regiões mais sensíveis, destacou João Leão.
Para o secretário estadual do Meio do Ambiente, João Carlos Oliveira, além das ações de limpeza e retirada do produto nas praias, as atenções do Governo estão voltadas para a proteção dos estuários. Queremos uma posição e uma resposta de como os nossos estuários e manguezais serão protegidos. Estamos falando de uma região onde o turismo se configura como base econômica, com milhares de pessoas que dependem direta e indiretamente desse ambiente marinho, seja para alimentação ou para geração de renda. Portanto, continuaremos cobrando medidas efetivas para manter o óleo afastado destes locais. Não podemos nos ater apenas ao trabalho de limpeza das praias, é preciso mais, pontuou o secretário.
De acordo com o ministro da Defesa, a operação, que está sendo liderada pela Marinha, está dividida em três pontos. Temos a parte das investigações, para saber a origem desse desastre; a contenção do óleo, para evitar o avanço em outras áreas; e a parte de controle de danos das praias afetadas, explicou Fernando, citando que 15 navios da Marinha estão focados na operação, com a atuação de 1.500 homens.
Morro de São Paulo
As manchas que chegaram nesta terça a Morro de São Paulo e o ministro da Defesa informou que nos locais que vivem, exclusivamente, em função das praias, as medidas de limpeza se tornam mais urgentes. Nós estamos trabalhando nesses locais, de imediato. Hoje, a Marinha enviou um barco com 50 homens para lá, afirmou Fernando Azevedo.
Também participam da reunião o chefe de Gabinete da Casa Civil, Carlos Mello; o superintendente da Defesa Civil do Estado, Paulo Sérgio Menezes; e a diretora-geral do Inema, Márcia Telles; entre outros representantes do Governo do Estado e da União.
Fonte: http://www.secom.ba.gov.br