A única Ferrari Dino 208 GT4 1975 emplacada no Brasil está enferrujando no ABC Paulista desde 2006, quando foi apreendida pela Polícia Civil pelos crimes de importação ilegal e adulteração do chassi.
O esportivo italiano com pintura amarela apodrece a céu aberto em um pátio da Prefeitura de Santo André (SP), porém não pode ser vendido nem como sucata. Consulta dos respectivos Renavam e placa no site do Detran-SP mostra que o cupê tem restrição judicial.
A Prefeitura confirma que até o momento o veículo continua bloqueado, não sendo possível a compra ou a venda do bem. Somente quando cessarem os impedimentos legais a rara Ferrari poderá ser leiloada - nem que seja apenas para aproveitar o metal remanescente.
Nas condições em que está, exibindo pintura desgastada e buracos de ferrugem por todos os lados, é difícil estimar seu valor.
Externamente, ela mantém as quatro rodas, mas já perdeu os retrovisores. UOL Carros teve acesso ao veículo para produzir as imagens que ilustram esta reportagem, porém não foi possível constatar se itens essenciais como motor e transmissão ainda permanecem no carro.
Fato é que, de acordo com a 12ª Vara Federal das Execuções Fiscais, onde o processo envolvendo a Ferrari encontra-se temporariamente suspenso, o carro já não se encontra mais em condições físicas e legais de garantir o pagamento da dívida com a Fazenda Nacional, por ter entrado no Brasil sem recolher impostos e taxas.
Eventual prescrição não terá qualquer impacto sobre o veículo, uma vez que o bem não está mais vinculado a esse processo, esclarece o órgão.
Não é possível ter certeza do que ocorrerá, pois esse veículo pode estar vinculado a outros processos de que não temos conhecimento, complementa a 12ª Vara Federal das Execuções Fiscais.
Na hipótese dessa Dino que está na Europa ser adquirida e trazida ao Brasil, custaria algo em torno de R$ 750 mil a R$ 800 mil, incluindo impostos e taxas.
Fonte: https://www.uol.com.br/carros