• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 25/10/2021

Isolamento social deixa de ser exigido em 57% das cidades

Isolamento social deixa de ser exigido em 57% das cidades

O percentual de cidades com medidas de isolamento social e serviços não essenciais fechados vem caindo a cada semana, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 

Em mais da metade das cidades brasileiras (57,4%), não há mais esse tipo de restrição. É o que revela o levantamento, que ouviu 1.855 gestores municipais, no período do dia 18 ao dia 21 de outubro.

 

Segundo a CNM, apenas 39,2% das cidades estão com atividades econômicas limitadas. É o menor percentual da série histórica que começou a ser feita semanalmente desde março deste ano.

 

Há dois meses, o relatório apontava que mais de 60% das cidades mantinham restrições de isolamento social.

 

A flexibilização tem sido atrelada, na maioria dos casos, ao cenário epidemiológico de cada local. O relatório da CNM também apontou que mais de 1.400 municípios não registraram óbitos por covid-19 no período do levantamento.

 

Quase 30% das cidades não tiveram novos casos da doença. Outros 23,9% dos municípios apresentaram diminuição no contágio.

 

Rio de Janeiro

 

No Rio de Janeiro, a nova etapa de flexibilização, que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos e sem aglomeração, está prevista para ser publicada na terça-feira (26), no diário oficial do município, mas a medida não terá validade imediata, como seria natural, porque precisa ser regulamentada pelo governo do Estado.

 

Será necessário modificar uma lei estadual em vigor, que torna o uso do equipamento obrigatório em todos os locais públicos. A tendência é que o governo do Estado regularize.

 

Para liberar o obrigatoriedade do uso da máscara na capital, a condição do município era atingir  65% da população com o esquema vacinal completo.

 

A nova etapa também prevê a reabertura de danceterias, boates, casas de shows e festas em locais fechados para pessoas com o esquema vacinal completo e com 50% da capacidade do ambiente.

 

Numa segunda etapa, quando a cidade atingir 75% de cariocas com o esquema vacinal completo, o uso de máscaras será necessário apenas em ambientes hospitalares e transportes públicos. Segundo a prefeitura, isso deve acontecer ainda em novembro.

 

Fonte: https://www.modaisemfoco.com.br/


Bahia Tempo Real no ar