Para que o projeto de TV corporativa alcance o propósito de engajar os colaboradores, comunicá-los e valorizá-los, é importante entender como montar uma programação de TV corporativa bem-sucedida. Caso essa seja sua dúvida e você não sabe por onde começar, separamos alguns pontos importantes a serem considerados para criar uma programação que realmente funcione.
Não basta apenas instalar uma TV e colocar textos, imagens e vídeos de forma aleatória. É necessário estabelecer uma estratégia de comunicação que esteja alinhada com os objetivos da empresa e o uso da TV corporativa, a fim de que seja possível montar uma boa programação.
Por isso, neste material, você vai encontrar algumas dicas importantes. Acompanhe!
Alinhe a programação da TV corporativa com os objetivos e planejamento de comunicação interna
É fundamental entender que cada empresa é única e conta com sua própria estratégia de comunicação alinhada à cultura e os valores da organização. A programação de TV corporativa precisa estar amarrada a esses fatores essenciais, já que o que funciona em uma empresa não necessariamente funcionará em outra.
Portanto, antes de definir o que será passado nas telas da TV corporativa, é importante entender quais os objetivos que a empresa pretende atingir com a comunicação por meio da TV corporativa e quais os conteúdos e editorias que serão abordados nas telas.
Os feedbacks oferecidos pelos próprios colaboradores sobre o que está sendo transmitido na TV também fazem parte deste movimento, com pesquisas internas e diálogo. A comunicação tem chegado para todos? A mensagem transmitida está clara? A partir disso, a programação é atualizada, a fim de que a comunicação nas telas realmente seja efetiva e alcance seu grande potencial. Por isso, é importante pensar na flexibilidade de uma atualização constante e em tempo real, de acordo com as necessidades da organização.
Produza conteúdos relevantes
O que é um conteúdo relevante? É aquele conteúdo que transmite informação de qualidade para o público e que seja útil para o seu dia a dia profissional e pessoal. É possível citar exemplos, como:
Acompanhamento de indicadores e metas para gestão à vista de um determinado departamento ou da empresa;
Informações do RH, como prazo para solicitação de férias ou recados do dia a dia;
Datas para vacinação, Imposto de Renda, etc;
Previsão do tempo e notícias de portais;
Campanhas de conscientização;
Ações de endomarketing.
É fundamental que a programação da TV corporativa seja relevante e não perca o engajamento das pessoas, sempre com o propósito de levar a mensagem certa, na hora certa, a fim de obter os resultados esperados.
Para isso, é fundamental entender o que o público interno gostaria de assistir, alinhado com a cultura, os valores e objetivos da empresa. Divulgue os conteúdos e avalie os resultados, fazendo ajustes que forem necessários de acordo com o engajamento e mantenha aquilo que funciona. Também é considerável identificar as oportunidades que surgirem para produzir novos materiais, seja em pesquisas internas, conselho de colaboradores em conjunto com o RH, etc.
Mantenha um ritual para atualização em tempo real
A rotina, independente do canal de comunicação interna trabalhado, é parte intrínseca da comunicação interna. É essencial estabelecer periodicidade para atualizar a programação da TV corporativa, no timing certo, de acordo com a estratégia e a campanha daquele momento.
Reúna todos os envolvidos da comunicação interna e faça uma reunião de pauta para estabelecer quais serão os assuntos relevantes que serão divulgados na próxima atualização. Defina qual será a periodicidade de cada programação: semanal, quinzenal ou mensal?
Leve em consideração, nesse caso, as campanhas e o tempo de cada conteúdo. Por exemplo: a campanha de Dia das Mães ficará durante todo o mês de maio ou será somente na semana da data?
Ah, e não esqueça de definir as pautas com antecedência para que exista tempo disponível para reunir as informações necessárias e preparar os templates dentro do prazo. A SuaTV, por exemplo, possui uma equipe de design dedicada na criação de templates personalizados, além de possuir uma biblioteca de conteúdos pronta e completa para ajudar na programação de sua TV corporativa.
Aposte na variedade da programação de TV corporativa
Não basta instalar a TV corporativa na empresa e rodar conteúdos aleatoriamente, sem lógica e com assuntos repetidos. É essencial, independentemente de qual a estratégia e objetivo com o canal, que a programação esteja com conteúdos variados. Ou seja, mesclar a programação da TV corporativa com temas relacionados à empresa e informações importantes aos colaboradores, sobre os colaboradores, além de entretenimento e assuntos mais leves.
Para ajudar a estruturar uma programação diversificada, considere distribuir os conteúdos da seguinte forma:
Institucional: são os conteúdos relacionados à empresa e sua filosofia, bem como a missão, visão e cultura da organização. É importante reforçar esses valores na programação, bem como todas as práticas adotadas e suas políticas internas. Além disso, nesta categoria também podem ser inseridos os indicadores e metas para gestão à vista, bem como os objetivos de cada área.
Pessoas: nesta categoria encontram-se mensagens para enaltecer e reconhecer os colaboradores, apresentando os profissionais que mandaram bem nos resultados do mês, ações de endomarketing, aniversariantes, quem se tornou papai ou mamãe, etc.
Informativo ou Entretenimento: juntamente com os conteúdos internos, a programação pode ficar ainda mais rica e aumentar a atratividade da TV corporativa com informações sobre calendário de vacinação, eleições, clima e tempo, redes sociais da empresa, divulgação de cursos relevantes, quiz e conteúdos interativos, além de datas comemorativas, campanhas de conscientização e notícias de portais.
Fonte: https://www.suatv.com.br/