A Argentina voltará a ter um jato presidencial de maior porte e a nova aeronave já está sendo preparada para virar o "Tango Uno". No passado, um Boeing 757-200 serviu à presidência e era chamado da mesma forma, em alusão ao ritmo mais famoso da Argentina, o Tango (que também é a forma como a letra "T" é mencionada na fraseologia aeronáutica), seguindo do número "Uno".
No entanto, o ex-presidente Maurício Macri decidiu deixar de voar com o 757 mais antigo, mantendo apenas um Boeing 737 para deslocamentos dentro da América Latina, enquanto voava em companhia aérea regular para voos intercontinentais.
Agora, outra mudança, desta vez em meio à gestão peronista de Alberto Fernández e Cristina Kirchner, quando ficou decidido que a presidência voltará a ter um Boeing 757.
Foto por Aviacionline
O antigo 757-200 VIP do governo argentino hoje se encontra parado no Aeroporto El Palomar na grande Buenos Aires, como mostra a foto acima, com motores cobertos e pronto para ser entregue como parte do negócio de aquisição do novo jato. Pelo negócio, a empresa que negociou com o governo argentino estará responsável por encontrar um comprador para o antigo "5-7".
Dado o contexto, a mais atual informação indica que a aeronave está passando pelo processo de pintura na cidade de Salina, no estado americano do Kansas. O avião foi fabricado em 2000 e entregue para a espanhola Iberia, tendo indo voar depois na Air Astana, do Cazaquistão, sendo colocado uma configuração VIP para operar voos na Funair Corporation até final do ano passado, quando foi comprado pela Argentina.
A pintura do novo avião será similar à da Aerolíneas Argentinas, e menos formal do que a do antigo Tango Uno. Segundo o portal InfoMil, o novo 757-200 custou $22 milhões de dólares, equivalente à $4 bilhões de pesos ou a R$110 milhões.
Fonte: https://aeroin.net/