• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 26/07/2023

Praticar Ioga pode ajudar no tratamento do câncer

Praticar Ioga pode ajudar no tratamento do câncer

A Ioga é uma filosofia tão antiga que historiadores têm dificuldade em datar com precisão seu início. Alguns estimam que características mais antigas da técnica já existiam há 5.500 anos. É surpreendente perceber que essa prática atravessou tanto tempo e se mantém tão viva. Além de uma filosofia, é também uma forma de exercício para o corpo e a mente. E, agora, é também uma grande aliada no tratamento do câncer. Um estudo conduzido pelo Centro Médico da Universidade de Rochester, com pessoas que realizaram tratamento contra o câncer, mostrou que o grupo de pacientes que passou a fazer duas aulas de ioga de 75 minutos por semana, teve como efeitos a redução dos sintomas de fadiga (comum em pessoas com câncer) e a redução da probabilidade de retorno de um câncer vencido. "Assim como outras atividades físicas, a ioga é uma forma de manter o corpo em movimento, o que é comprovadamente positivo para a saúde. Como benefícios adicionais, a prática pode ter sua intensidade adaptada a diferentes realidades e, mesmo assim, ajudar a aumentar a frequência cardíaca, trabalhar musculares inteiros e aprofundar a respiração", explica Luis Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.

 

Pacientes com câncer frequentemente experimentam sensações desagradáveis, sejam físicas  pela própria doença ou pelos efeitos do tratamento  ou emocionais, com aumento de ansiedade, angústia e sintomas depressivos. Nesse sentido, buscar o bem-estar físico e emocional dentro das condições que o adoecimento traz, são medidas importantes para melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento. A Ioga pode ser, portanto, uma importante terapia complementar e forte aliada aos pacientes com câncer.

 

O principal objetivo da Ioga é criar conexão e harmonia entre corpo, mente e espírito. Pratica-la traz poucas restrições, já que pode ser adaptada às mais diferentes condições físicas. Existem práticas mais vigorosas, e as mais acessíveis, para quem não tem o hábito de se exercitar ou até mesmo está em um momento mais vulnerável. É o caso de idosos e pacientes que venceram o câncer. Para essas pessoas, a Ioga se mostrou muito positiva. "A prática pode não apenas tornar nossos músculos e articulações mais flexíveis, mas também promover relaxamento intenso e maior controle das emoções", finaliza o especialista.

 

Fonte:Pipa Comunicação
Imagem:


BAHIA EM TEMPO REAL

O Bahia em Tempo Real trás o que acontece na Bahia, no Brasil e no mundo. Agora e já!

Cultura, Turismo, Variedades, Teatro e muita informação, tudo que deseja encontrar, o Bahia em Tempo Real trás.



Leia mais sobre o Bahia em Tempo Real


Bahia Tempo Real no ar