Fornecer atendimento ao cliente de alto nível é essencial para ampliar a retenção de clientes, vendas repetidas e crescimento geral do negócio. Você está procurando novas maneiras de otimizar o departamento de atendimento ao cliente da sua empresa? Você pode nem perceber, mas a inteligência artificial pode ser o ingrediente-chave que falta em várias iniciativas de atendimento ao cliente. Embora você já possa ter implementado um chatbot de IA em seu site para responder às perguntas dos visitantes (o que agiliza a jornada do comprador), há muitas outras maneiras pelas quais a IA pode melhorar o atendimento ao cliente.
Quando você não automatiza tantas tarefas de atendimento ao cliente quanto possível com IA, você está apenas se impedindo de maximizar o sucesso do negócio. Em minha jornada como proprietário da Kairos Venture Studios, especializada no lançamento de novos negócios online no mercado latino-americano, descobri estas 5 maneiras frequentemente esquecidas de usar IA para melhorar o atendimento ao cliente:
1. Avaliando funcionários de suporte ao cliente
Você tem Procedimentos Operacionais Padrão (SOPs) para sua equipe de suporte ao cliente? Por exemplo, você tem SOPs relacionados ao número de tickets de suporte ao cliente a serem atendidos em um dia, saudações por e-mail e como as etapas são escritas ao ajudar os clientes com problemas? Ou você pede que os agentes de suporte ao cliente respondam a todas as perguntas por e-mail dentro de 2 horas após o recebimento, durante o horário comercial? Esses POPs são fundamentais para agilizar as comunicações e evitar mais frustrações dos clientes, o que poderia levar à perda de vendas futuras.
Portanto, seria do seu interesse verificar se seus agentes de suporte ao cliente cumprem os SOPs designados. A IA está aqui para ajudar! Você pode passar todos os e-mails da equipe de suporte por meio de aplicativos de IA como Smartwriter.ai para avaliar se eles atendem aos SOPs e valores da sua empresa. Você também pode usar software de IA como o TimeToReply para analisar o tempo médio de resposta a perguntas por e-mail . Se houver alguma discrepância, você poderá treinar ainda mais seus agentes de suporte ao cliente para que possam fornecer o melhor serviço possível.
2. Simplificando o acompanhamento do cliente
Acompanhamentos regulares e consistentes são essenciais para aumentar as vendas repetidas com seus compradores atuais e conquistar novos clientes. O problema é que enviar manualmente acompanhamentos semanais, quinzenais ou mensais por e-mail para toda a sua lista de clientes pode exigir muito tempo e esforço. Então deixe a IA cuidar disso! Uma ferramenta automática de acompanhamento por e-mail como o Mixmax pode ajudar as empresas a entrar em contato melhor com os compradores atuais e potenciais para manter os leads aquecidos e aumentar a retenção de clientes. Isso é fundamental para ampliar as vendas e aumentar a base de clientes.
3. Personalizando cada etapa da experiência do cliente
Sua base de clientes pode incluir todos os tipos de dados demográficos, todos com necessidades e interesses variados. Por exemplo, um CEO da Fortune 500 pode comprar regularmente seus produtos para sua empresa, e uma dona de casa pode comprar os mesmos itens para sua casa. Além disso, os Baby Boomers e a Geração Z podem adquirir seus serviços, mas estão em fases diferentes da vida e têm gostos variados. Então, por que usar a mesma estratégia de marketing para todos eles?
A IA pode ajudar a personalizar toda a experiência de cada um de seus clientes. Por exemplo, você pode usar um software de IA como o Klaviyo para personalizar mensagens de e-mail para os vários dados demográficos de sua lista de clientes. Uma ferramenta de IA como o Unbounce também pode selecionar a página exata que um cliente potencial abrirá em seu site. Os algoritmos de IA podem até analisar dados do cliente, como compras anteriores e comportamento de navegação, e então recomendar determinados produtos que se alinhem com suas diversas preferências. Fornecer experiências personalizadas pode ajudar a impulsionar novas vendas e compras repetidas.
4. Envio de questionários pós-compra aos clientes
O feedback dos clientes pode ajudar as empresas a melhorar os produtos e serviços existentes, identificar novos dados demográficos a serem atingidos e melhorar as operações gerais da empresa. No entanto, pode ser difícil encontrar tempo para elaborar um questionário eficaz para os clientes (e depois descobrir quando enviá-lo). Felizmente, softwares de IA como o Qualtrics podem ser usados ??para enviar questionários periodicamente aos clientes para obter feedback valioso. Lembre-se de que quando os clientes sabem que você se preocupa com a experiência deles, é mais provável que eles comprem novamente em sua empresa.
5. Análise de dados para identificar pontos problemáticos do cliente
Saindo do último ponto, pode ser um processo muito demorado ler todos os questionários dos clientes para encontrar reclamações e sugestões comuns. No entanto, é importante fazer isso, pois você pode não ter consciência de um problema que muitos de seus clientes estão enfrentando. Uma ferramenta de IA como a Idiomatic pode ajudar as empresas a identificar os pontos problemáticos dos clientes com base em grandes conjuntos de dados (como anos de avaliações ou feedback dos clientes). Isso ajudará as empresas a melhorar suas ofertas e estimular a fidelidade à marca.
Para encerrar tudo
A inteligência artificial está revolucionando os negócios em praticamente todos os setores. Existem muitas ferramentas de IA disponíveis que o ajudarão a melhorar o atendimento ao cliente, o que é fundamental para o crescimento e o sucesso do negócio. Por exemplo, você pode usar IA para avaliar seus funcionários de suporte ao cliente, agilizar o acompanhamento dos clientes e enviar questionários pós-compra aos seus compradores atuais. O software de IA pode até personalizar toda a experiência do cliente! Siga qualquer uma das dicas acima para melhorar o atendimento ao cliente e levar sua empresa a novos patamares.
Fonte: https://www.sitepronews.com/