Trabalhadores que cuidam do controle do tráfego aéreo em aeroportos de todo o País aprovaram, para a próxima semana, uma greve por prazo indeterminado com prazo de início para a próxima segunda-feira (9). Os integrantes da paralisação são ligados à estatal NAV Brasil, e a projeção é que o movimento afete as decolagens em 23 aeroportos, incluindo Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
O SNTPV (Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo) informou, à reportagem do Estadão, que os controladores de tráfego aprovaram a greve por 713 votos a 367. Eles devem cruzar os braços diariamente durante uma hora, das 7h às 8h, nos primeiros sete dias da greve. A partir de 16 de outubro, caso não haja uma resolução entre os trabalhadores e a companhia, haverá dois períodos de paralisação, de 7h às 8h e de 18h às 19h.
Os trabalhadores pedem reajuste salarial de 8,5%, o que seria correspondente à inflação desde o último acordo da categoria. Eles também reivindicam melhores condições de auxílio à saúde e a realização de novos concursos para contratação de pessoal nos setores administrativo e operacional da estatal.
Em um princípio de negociações, a empresa propôs reajuste de 4,83%. A proposta inicial foi recusada em uma assembleia on-line realizada na noite da última terça-feira (3).
Fonte: https://www.panrotas.com.br/