Segundo informações da Reuters, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, anunciou que o banco usará o fundo da aviação civil como garantia de crédito para que a LATAM e a GOL possam adquirir os aviões da Embraer, como forma de impulsionar a presença dos jatos nacionais nas companhias aéreas brasileiras.
"O BNDES não tinha como financiar sem resolver o problema da garantia, e a equação que foi feita é usar o fundo da aviação civil como garantia para darmos crédito. Agora, tem que ter uma contrapartida. Qual é a contrapartida? Comprar aviões brasileiros da Embraer, porque só em torno de 12% da frota de aviões dessas empresas são Embraer", disse Mercadante.
Com isso, o acordo para a venda dos aviões estaria em estado avançado, tornando-se um grande trunfo para a Embraer, que também sofre não só com a escassez de matéria-prima para a fabricação de jatos, bem como vem perdendo funcionários para a Boeing.
"É claro que existe um sigilo comercial, não podemos entrar em detalhes, mas as empresas estão bastante avançadas na perspectiva de voar na Embraer", complementou Mercadante.
Atualmente, apenas 12% da frota de aeronaves comerciais no Brasil é composta por jatos da Embraer, o alto investimento é uma forma do governo pressionar que as companhias passem a contar com mais aviões nacionais.
Fonte: https://www.modaisemfoco.com.br