O crédito mais barato tem feito o mercado de veículos novos acelerar na Bahia. Em julho, foram emplacados, em todo o estado, 20.047 veículos, numa alta de quase 14% em relação a igual mês do ano passado. Foi o melhor resultado para o mês de julho desde 2014. Os números foram divulgados, ontem, pela Fenabrave a entidade que representa as concessionárias do país.
E um detalhe chama muita atenção: nunca se emplacou tantas motocicletas como agora. Somente em julho foram 10.330 unidades em todo o estado, ou seja, o segmento respondeu por mais da metade dos emplacamentos no mês.
O que explica esse boom? Devido à pandemia, muitas pessoas passaram a utilizar a motocicleta para evitar o transporte público e as aglomerações. E essa tendência seguiu mesmo com o fim da crise sanitária. Aliado a isso, o serviço de delivery, que já vinha crescendo bastante, ganhou novo impulso, com mais pessoas atuando na prestação de serviços. Nesse caso, há pessoas que usam o modal como a principal fonte de renda e outras para complementar o salário.
Se não bastasse, os carros ficaram muito caros e com o brasileiro precisando se locomover, ele encontrou nas motos uma opção.
Outros segmentos
Outro destaque em julho foi o segmento de ônibus, com crescimento 221,28% na comparação com igual mês de 2023. Ja o setor de automóveis de passeio e picapes, o mais representativo da indústria, fechou o mês com 7.851 unidades comercializadas, alta de 6,90%.
Com os resultados de julho, o total de veículos emplacados no estado ano já soma 124.091, num crescimento de 13,96% ante os sete primeiros meses do ano passado.
Brasil
De acordo com dados da Fenabrave, julho foi o melhor mês do ano para emplacamentos de veículos até o momento. Com crescimento de 4,9% sobre junho, o mês registrou 419.829 unidades em todo o país. Todos os segmentos, à exceção de motocicletas, que sofreram um pequeno ajuste, tiveram alta em relação ao mês anterior e a julho de 2023, impulsionados pelo maior número de dias úteis do mês (23, em julho, ante 20, em junho).
"Apesar da sazonalidade de meio de ano, o resultado foi excelente, tanto que este foi o melhor mês de julho desde 2014. O acumulado dos sete meses revela crescimento em linha com nossas projeções para 2024. E a oferta de crédito continua a ter influência positiva nas vendas", afirma Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
Fonte: https://modaisemfoco.com.br