A sessão preparatória para a realização da eleição do cargo da primeira vice-presidência, vaga desde que Ivana Bastos assumiu a presidência da ALBA, começou às 16h15, momento em que a chefe do Legislativo convidou o primeiro-secretário, deputado Samuel Junior (Republicanos), e a segunda secretária, deputada Kátia Oliveira (UB), a ocuparem os seus lugares na mesa. Em seguida, instou aos presentes a apresentarem suas candidaturas. A única a fazê-lo foi a deputada Fátima Nunes (PT), realçando que seu nome era uma indicação do seu partido e da Federação Partidária formada pelo PT, PCdoB e PV.
A sessão foi suspensa para que a mesa dirigente rubricasse todas as 63 cédulas com o nome de Fátima e as sobrecartas. Após estabelecer as regras da eleição, a presidente convidou Sandro Régis (UB) para mostrar que a urna se encontrava vazia e Samuel para fazer a chamada nominal de votação dos deputados. O primeiro-secretário fez, inicialmente, a chamada dos presentes e uma segunda chamada dos ausentes.
A junta escrutinadora foi formada por Fabíola Mansur (PSB), Sandro Régis e Fabrício Falcão (PC do B). Eles contaram todos os votos depositados na urna, separando os votos em Fátima, dos nulos e brancos. Ao todo, 52 parlamentares foram à urna, resultando no placar pronunciado por Ivana de 41 favoráveis, nove brancos e dois nulos.
Fonte: https://www.al.ba.gov.br/
Foto: PauloMocofaya/AgênciaALBA