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Marketing 26/05/2025

Por que o marketing é o melhor ator coadjuvante para filmes independentes

Por que o marketing é o melhor ator coadjuvante para filmes independentes

Hoje em dia, com o streaming oferecendo dezenas, senão centenas, de novas opções para os espectadores assistirem toda semana, pode ser difícil para um cineasta independente se destacar em meio a tantos outros. A principal questão que os cineastas independentes precisam se perguntar é como se destacar quando as pessoas se sentam em frente às telas para decidir qual novo filme querem assistir. A resposta: uma estratégia de marketing matadora.

Os desafios do marketing de filmes independentes ganharam destaque recentemente devido a um filme independente particularmente famoso (e caro) de um cineasta de primeira linha: Megalópolis , de Francis Ford Coppola . Embora o filme tenha custado mais de US$ 100 milhões para ser feito, Coppola o financiou pessoalmente, e seu acordo de distribuição com a Lionsgate exigiu que ele pagasse pelo marketing do próprio bolso . De muitas maneiras, essa é a mesma situação pela qual quase todos os filmes independentes passam.

A importância do algoritmo no marketing de filmes independentes

Todo cineasta independente espera capturar o algoritmo com seu marketing. Se um filme recebe um pouco de repercussão e repercussão, e você consegue convencer pessoas suficientes a alugá-lo ou comprá-lo, ele sobe na cadeia de recomendações, o que, por sua vez, faz com que mais pessoas o aluguem ou comprem. Eventualmente, a esperança de um cineasta independente é conseguir uma colocação na primeira página, o que é ótimo, ou pelo menos uma posição de "recomendação após assistir" ou "para você".

Embora exista uma "chave mágica" para o sucesso no marketing de filmes, é algo a que os cineastas independentes, infelizmente, normalmente não têm acesso: dinheiro. De modo geral, o orçamento de marketing de um filme é de pelo menos 30% do seu orçamento de produção. Ainda assim, quando se trata de grandes produções de Hollywood, esse número geralmente aumenta para 50% , ou com alguns grandes sucessos de bilheteria, os estúdios podem gastar ainda mais no marketing do filme do que para fazê-lo. Isso dá uma vantagem natural aos filmes de grande orçamento. Mesmo usando o valor de 30%, um filme que custa US$ 250.000 para ser feito gastaria US$ 75.000 em marketing, enquanto um filme de US$ 25 milhões gastaria US$ 7,5 milhões. Essa quantia maior de dinheiro pode financiar coisas que de outra forma estariam fora do alcance dos orçamentos independentes, como comerciais do horário nobre, parcerias com eventos esportivos e grandes eventos.

Filmes de grandes estúdios também têm a vantagem de acordos gigantescos com plataformas importantes como Netflix ou Hulu, que incluem contratos que garantem o primeiro lugar nas páginas iniciais dessas plataformas de streaming. Cineastas independentes não têm esse luxo. A única esperança que os filmes independentes têm de conquistar esse espaço digital tão importante é se tornarem sucessos virais difícil e improvável, mas não necessariamente impossível.

De fato, os contratos que cineastas independentes firmam com distribuidoras costumam ser acordos sem grandes formalidades. A distribuidora apenas fornece a infraestrutura e os canais para que o cineasta lance seu filme ao público, com todo o ônus e os custos de marketing recaindo sobre os produtores. É um acordo de compartilhamento de receita em que os produtores ficam com grande parte da exposição, e a distribuidora fica sentada e torce para que o filme chegue ao grande público nas plataformas de streaming, porque, mesmo que isso não aconteça, a estrutura do acordo significa que seu risco é mínimo.

Por causa desse sistema, os produtores independentes precisam manter os custos baixos, tanto durante o marketing quanto na produção do filme em si. Se um produtor gasta muito dinheiro, ele está correndo atrás de uma quantia enorme em dólares para entrar no território positivo após o lançamento. A menos que você participe de um grande festival de cinema, provavelmente não conseguirá lucrar se o orçamento do seu filme independente ultrapassar seis ou sete dígitos e mesmo assim, não é garantia de que você consiga um grande contrato que lhe dê lucro. Muitos filmes fracassam em festivais como o Sundance.

Estratégias para comercializar seu filme independente

Dito isso, embora seja uma tarefa árdua para filmes independentes terem sucesso em meio a esses desafios e condições desfavoráveis, é absolutamente possível. Basta se esforçar e trabalhar duro para isso. Na minha experiência como cineasta e ator independente, não existe um método específico que seja a chave para o sucesso no marketing de filmes independentes. Acredito firmemente que é preciso aproveitar um pouco de tudo para criar uma fórmula para o sucesso. 

  • Redes sociais: As redes sociais são uma das ferramentas mais poderosas para um cineasta independente. A comunidade cinéfila é muito ativa em plataformas de mídia social como o X (antigo Twitter) e o Letterboxd, portanto, cineastas independentes devem construir uma presença nessas plataformas. Crie uma hashtag para o seu filme, o que ajudará a aumentar a visibilidade de qualquer conteúdo gerado pelo usuário. Se você tiver membros de elenco de destaque, peça a eles que falem sobre o filme ou compartilhem o trailer nas redes sociais, pois isso pode gerar reconhecimento valioso.
  • Anúncios em mídias sociais: Se você tiver orçamento, estratégias de marketing pago em mídias sociais também podem beneficiar filmes independentes. Anúncios pagos podem ser uma ótima maneira de compartilhar seu trailer e ganhar visibilidade, e colaborações pagas com influenciadores cinematográficos importantes podem atrair olhares para o seu projeto que você talvez não tivesse alcançado de outra forma.
  • Podcasts: Os podcasts se tornaram uma mídia cada vez mais popular e, por isso, são uma ótima maneira para cineastas independentes divulgarem seu trabalho. Os ouvintes de podcasts costumam ser extremamente dedicados e dispostos a confiar nas recomendações de seus apresentadores favoritos. Se você puder aparecer em podcasts falando sobre seu filme, essa pode ser uma ótima maneira de alcançar pessoas que assistirão ao seu filme.
  • YouTube: Muitas pessoas usam o YouTube para assistir a trailers e clipes de filmes antes de decidir se compram ou alugam um filme. Faça parcerias com outras páginas populares do YouTube que publicam trailers para que seus trailers cheguem a ainda mais pessoas. A interface do YouTube também oferece uma API conveniente que permite vincular o vídeo à página de aluguel do seu filme no YouTube, o que pode gerar algumas conversões.

Ajude seu filme independente a se destacar do ruído

Promover um filme independente é um desafio complexo e único. Como cineastas independentes não têm o benefício de um grande orçamento de marketing, eles precisam compensar isso com trabalho duro. Em vez de investir dinheiro, eles precisam investir sangue, suor, lágrimas, trabalho duro e muito tempo para que seu filme seja notado e visto pelas massas. No entanto, se você estiver disposto a se esforçar e for inteligente com seus gastos, seu filme independente ainda pode se tornar um sucesso.

Fonte: https://www.sitepronews.com
Imagens cortesia do Pixabay


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