Em uma operação realizada nesta quarta-feira (15), dez carcaças de barcos foram recolhidas pela Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) na orla da Ribeira. Desde o início do mês, os agentes da Semop vêm visitando as praias do bairro, notificando os equipamentos abandonados na areia e que eram alvo de denúncia dos moradores, por servir como local de refúgio de marginais ou usuários de drogas.
Segundo o responsável pela operação, Roberto Guerreiro, o “faxinaço” é semelhante ao que vem sendo realizado com sucatas de carros. Até momento, já foram recolhidas mais de mil sucatas de automóveis espalhadas pelas ruas da cidade. Nas duas primeiras semanas de operação nas praias da Ribeira, cerca de 20 barcos foram notificados para que seus donos os retirassem da faixa de praia.
De acordo com Guerreiro, a grande dificuldade foi encontrar os proprietários. "Deixamos as notificações presas nos equipamentos para que eles pudessem nos procurar, antes da ação nas praias”, explicou o técnico da Semop, destacando que somente os equipamentos abandonados na areia foram recolhidos. Dentro do mar, só a Marinha pode intervir.
O material recolhido pelos agentes da Semop foi levado para o depósito do órgão, localizado na Avenida San Martin. O proprietário que desejar retirar o seu bem deverá se dirigir até ao órgão, munido de documentos, e seguir os trâmites necessários para reavê-lo.