• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Salvador 29/10/2014

Praças Santos Dumont e Cruz da Redenção passam por reforma

Praças Santos Dumont e Cruz da Redenção passam por reforma

A Prefeitura do Salvador, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), promove a recuperação de dois importantes espaços de lazer e convivência da cidade. Uma delas é a Praça Santos Dumont, localizada no Parque Júlio César, na Pituba, que deverá ser devolvida completamente requalificada no próximo mês de novembro. A outra, já em fase final de obras, é a Praça da Cruz da Redenção, em Brotas.

 

A Praça Santos Dumont passa por colocação de novo piso intertravado e meio-fio, além de equipamentos em pergolado, aço inox e concreto como mesas e bancos, equipamentos de ginástica, parque infantil, piso tátil e rampas de acessibilidade, dentre outros itens. O local também recebe nova iluminação e paisagismo.

 

Para a comerciante Aise Pinheiro, a praça construída na década de 1970 há muito tempo necessitava de uma reforma. “Com certeza vai movimentar a localidade e atrair vida, crianças e pais para um lugar que só era frequentado por fumantes”. O taxista Antônio Oliveira acha que a obra vai trazer beleza para o local e será muito bem vinda. “Parece que o aspecto visual será maravilhoso e com certeza a povo vai querer manter, porque é a população que ganha”, aponta.

 

Segundo o assessor da Desal Marco Antônio, ainda não foi decidido que espécies irão ornamentar a praça, já que possuem cerca de 20 espécies de plantas que se pode adotar a praça, mas é certo que haverá um pergolado em madeira que deixará a praça mais bonita e elegante, além de equipamentos para as crianças e para ginástica.

 

Brotas – Já a reforma da Praça da Cruz da Redenção, que abriga uma cruz que dá nome à localidade, atende a uma antiga reivindicação dos moradores de Brotas. De acordo com o presidente da Desal, Marcílio Bastos, apesar de pequeno o espaço é muito frequentado, principalmente por idosos que jogam dominó e cartas, sendo uma área de convivência já consolidada, mas que estava abandonada.

 

“A quantidade de pessoas que fica ali é impressionante. A praça possui um valor sentimental para a comunidade e, com a reforma, ajudamos a promover mais qualidade de vida para os cidadãos”, afirmou Bastos. Como a área tem circulação constante de veículos, o meio-fio foi aumentado para 25cm, impedindo acidentes mais drásticos.

 

Na obra, foram utilizados blocos de cimento intertravado, além de um novo paisagismo com mais árvores e colocação de mais uma mesa de jogos – totalizando quatro. Além disso, a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) instalou nova iluminação na área e a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) está realizando uma série de modificações viárias, impedindo que os carros que sobem a ladeira façam conversão proibida.

 

Além da intervenção na praça, foi solicitada pela população uma área infantil, que também está em fase final e foi implantada dentro da Escola Municipal Capistrano de Abreu, no Alto do Saldanha. O espaço servirá de lazer para as crianças do bairro.

 

 

 

Fonte: http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/


Bahia Tempo Real no ar