""Habemos Papam""! Os católicos já têm o seu pontífice. Foi escolhido o novo Papa por volta de 15h06 (19h06 locais), a fumaça branca saiu da Capela Sistina. Os 115 cardeais do conclave voltaram a se reunir na tarde desta quarta-feira (13). Pela manhã, duas votações acabaram sem acordo.
O segundo dia de votações ocorreu de forma semelhante ao primeiro, que foi na terça-feira (12). Havia especulações de que o conclave duraria até a próxima semana. Na Praça São Pedro, fiéis e peregrinos aguardaram a divulgação do nome do sucessor de Bento XVI.
Enfim, o Giácono apareceu na sacada da Basílica de São Pedro e disse a célebre frase: ""Habemus Papam!"", que significa ""Temos um Papa!"". Em seguida disse o nome do cardeal escolhido e o nome que o novo pontífice quer ser chamado.
O Papa escolhido foi o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, que adotou o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, e disse que sua caminhada será baseada na fraternidade e no amor. O primeiro Papa latino americano é conhecido pela simpatia, simplicidade e pelo seu empenho em ajudar os pobres.
Fonte de pesquisa: Site Ibahia