Os portões de acesso aos locais de prova abrem ao meio-dia e serão fechados às 13h (horário de Brasília). Recomenda-se chegar ao local com uma hora de antecedência. Quem mora em estados com outro fuso horário ou que não adotam o horário de verão devem ficar atentos. Outra dica é verificar, com antecedência, o local da prova.
No primeiro dia serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos. No segundo dia, é a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e trinta minutos.
No dia das provas, leve caneta esferográfica de tinta preta fabricada com material transparente. O documento de identidade com foto é obrigatório para fazer o exame:
- carteira de identidade (da Secretaria de Segurança Pública, das Forças Armadas, da Polícia Militar ou da Polícia Federal);
- identidade expedida pelo Ministério da Justiça (para estrangeiros);
- carteiras expedidas por ordens ou conselhos de classes (válidadas por lei);
- carteira de trabalho;
- certificado de dispensa de incorporação ou certificado de reservista;
- passaporte;
- carteira nacional de habilitação.
Se tiver perdido o documento, o estudante deve apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.
Ao receber a prova, verifique se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens e se não há defeito gráfico. É recomendado ler e conferir as informações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação e na lista de presença.