• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Tecnologia 17/11/2014

Empresa brasileira cria versão web do WhatsApp para segmento corporativo

Empresa brasileira cria versão web do WhatsApp para segmento corporativo

Se você sonhava com uma versão web do WhatsApp, saiba que ele já se tornou realidade. A brasileira Vanquish lançou, há dois meses, o WhatsCom, programa que permite utilizar o serviço em navegadores de qualquer sistema operacional, seja Windows, Mac ou Linux.

 

Segundo Renato Carvalho, um dos criadores do WhatsCom, o software é direcionado ao uso corporativo, no entanto, nada impede que um usuário normal use o WhatsCom. "Quando uma empresa usa o WhatsApp, ela não tem controle sobre o app. O WhatsCom é diferente da versão normal do WhatsApp porque como tem armazenamento na nuvem, todos os históricos e contatos ficam arquivados", explica.

 

O WhatsCom oferece cinco tipos de plano mensais que variam entre R$ 29,90 (100 contas inclusas) e R$ 69,90 (apenas uma conta). Todos contam com 50GB de armazenamento em nuvem e login de acesso para a aplicação. Além do armazenamento na nuvem, outra função que permite um maior controle da empresa é o administrador do plano, que controla o uso da ferramenta.

 

A companhia que adquirir o serviço ainda pode importar contatos do Google ou em formato ".csv.", ver estatísticas e relatórios e agendar tarefas integradas aos chats, como por exemplo, o retorno de uma ligação.

 

Funcionamento

Mas afinal, como funciona o WhatsCom? De acordo com Renato, ao adquirir um plano, o usuário ou empresa contrata também um número de telefone, incluso no preço do pacote. Antes do cliente receber o login e número de sua conta, o WhatsCom faz o registro do telefone no WhatsApp e usa o código de confirmação por SMS no programa para habilitar o WhatsApp.

 

"Como o WhatsApp possui código aberto, usamos a API para criar nosso programa e integrá-lo com o aplicativo", afirma Carvalho.

Reprodução

A grande diferença do WhatsCom não é só o uso do WhatsApp no PC ou laptop, mas também a sua interface. Ao acessar o programa, o usuário conta com uma série de recursos extras, como por exemplo, uma agenda de contatos. Além do número de telefone e nome, é possível inserir também endereço, CPF, data de nascimento, outros telefones, redes sociais e outros dados.

 

Vale comentar também que funções normais do WhatsApp como os grupos, emoticons e "visto por último" também estão presentes. O mesmo acontece com o envio de fotos, vídeos, links, localização e áudio. Nesse último caso, no entanto, é preciso ter um áudio salvo no computador, já que não é possível gravar diretamente da aplicação.

 

Nova versão

 

Para as próximas semanas, o WhatsCom planeja uma nova versão. A principal novidade é a atendente virtual, que poderá programar mensagens e enviar respostas automáticas de acordo com certas palvras-chave.

 

"O recurso pode ser muito útil no caso de empresas como e-commerces. O consumidor envia uma mensagem ao número perguntando sobre um produto. Como a atendente foi programada para enviar uma determinada mensagem, o cliente recebe uma resposta inicial de sua dúvida, que pode encaminhá-lo para outros canais", sugere Renato.

 

Ainda segundo Carvalho, a atualização chegará aos usuários, no máximo, até início de dezembro.

 

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

 

 


Bahia Tempo Real no ar