• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Tecnologia 25/11/2014

Brasileiro no MIT cria emissor de luz capaz de matar bactérias resistentes

Brasileiro no MIT cria emissor de luz capaz de matar bactérias resistentes

Para entrar no programa de pesquisas da instituição, o pernambucano Caio Guimarães enviou mais de dois mil e-mails para o corpo docente

 

Já imaginou substituir um tratamento com antibióticos por luz? O estudante de engenharia elétrica-eletrotécnica Caio Guimarães, 23 anos, da Universidade de Pernambuco (UPE) desenvolveu este ano, durante estágio no Wellman Center, laboratório de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dois equipamentos capazes de irradiar em tecidos humanos luz em uma frequência que mata em cerca de uma hora micro-organismos imunes ao tratamento comum.

 

A pesquisa em que o pernambucano se envolveu foi patrocinada pelo exército norte-americano. O objetivo é encontrar meios de eliminar a bactéria Acinetobacter baumannii, encontrada em ferimentos de soldados no Iraque e resistente a 21 antibióticos. Quando Caio se integrou ao grupo, os norte-americanos já haviam descoberto que certas frequências de luz visível eram capazes de atacar o DNA de bactérias, eliminando-as. Testes em ratos mataram micro-organismos em 62 minutos.

 

Caio foi estudar nos Estados Unidos por meio do programa Ciências Sem Fronteiras. Quando terminou seu período de estudos na Hofstra University, em Nova York, ele decidiu que iria pesquisar junto ao MIT e Harvard. Para isso, mandou mais de dois mil e-mails pedindo uma vaga, recebendo apenas duas respostas.

 

Um dos professores que respondeu Caio foi o inventor do primeiro laser feito a partir de material humano e animal, o ph.D Andy Yun. “Ele não aceitou de primeira. Pediu mais informações. Mandei e, depois de dez dias sem resposta, liguei para ele, que solicitou mais duas cartas de recomendação. Um talvez foi tudo o que eu sempre precisei na minha vida”, contou o estudante.

 

Com informações do Diário de Pernambuco

Fonte: http://www.administradores.com.br/


Bahia Tempo Real no ar