As obras de ampliação da passarela que fica entre as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto estão aceleradas. Após a conclusão da intervenção, será possível desativar os semáforos que viabilizam a passagem de pedestres no local. O novo "braço" ligará o miolo da passarela, que fica no canteiro central, a uma área ao lado do Edifício TK Tower, no sentido de quem sai da Magalhães Neto para o Hospital Sarah. O equipamento precisava desse "braço" para ter eficiência sobre o trânsito na região, e a obra está a cargo da responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).
Estão finalizados 40% da parte civil, faltando erguer dois pilares. A parte metálica está a pleno vapor no pátio da Desal, e será apenas montada no local, diminuindo os transtornos. Essa parte já está 60% concluída. A Casa Civil está em negociação com a Coelba para o levantamento da rede elétrica, procedimento fundamental para viabilizar a intervenção e garantir a segurança. “Nossa expectativa é que esse alinhamento aconteça o mais rápido possível. Se isso acontecer dentro do previsto, no início do próximo ano, poderemos liberar o trecho da passarela, que tem cerca de 40 metros. O mesmo procedimento foi feito no caso da passarela da Madeireira Brotas", afirmou o presidente da Desal, Marcílio Bastos.
Entregas – Durante a gestão do prefeito ACM Neto, foram entregues duas passarelas à população. A primeira foi construída na Avenida Tancredo Neves, com um custo de R$1,8 milhão, situada em frente ao Shopping Sumaré, como contrapartida da iniciativa privada para a implantação de um empreendimento na região. Outra importante passarela, a Nelson Mandela, recentemente inaugurada na região da Madeireira Brotas, em Pernambués, demandou investimentos da ordem de R$ 3,9 milhões, combinando recursos públicos e privados, melhorando substancialmente a fluidez do trânsito na região da Avenida Luis Viana Filho (Paralela) e entorno.
Recuperação – O programa de recuperação de passarelas contemplará 18 equipamentos, que demandavam intervenções imediatas pelo acentuado estado de deterioração. O diagnóstico da situação desses equipamentos foi feito ainda no ano passado, quando foram elencadas as prioridades. Durante o estudo, foi identificado ainda que das 32 passarelas que atendiam aos pedestres no ano passado nenhuma havia sido contemplada por manutenção preventiva desde sua implantação. O investimento total nesse programa de R$ 6,4 milhões, com ações que prevêem desde a recuperação dos pisos e estruturas metálicas à iluminação.