Em entrevista coletiva realizada hoje, na residência arquiepiscopal, o prefeito ACM Neto e o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, divulgaram a programação do Projeto Salvador Cidade Natal do Brasil, que vai contar com exposição de presépio gigante e quatro dias de espetáculo teatral na área do Dique do Tororó, nos quais a administração municipal investiu cerca de R$ 700 mil. Durante o encontro, o religioso e o prefeito destacaram a importância do turismo religioso e o esforço conjunto para transformar a cidade em uma referência para festejos natalinos no Brasil.
O espetáculo é um auto de Natal, com duração cerca de uma hora, que será realizado nos dias 19, 20, 21 e 22 de dezembro, sempre às 20h. A primeira apresentação terá a participação da cantora Daniela Mercury, interpretando a canção "Maria Maria", de autoria de Milton Nascimento. No dia 22, será vez de Dom Murilo subir ao palco com oito atores e 25 bailarinos da peça. Nas demais datas, um dos bispos auxiliares estará presente na encenação.
Dirigida por Ricardo Bittencourt, a peça contará com amplos recursos cênicos, como iluminação especial para narrar a história de Jesus Cristo, do anúncio da vinda do Messias até seu nascimento, através de 12 cenas. A estimativa é que cerca de dez mil pessoas assistam, a cada dia, a mais completa encenação já promovida na cidade. Ainda fazendo parte das comemorações de Natal, o presépio gigante será inaugurado no Dique, nesta sexta-feira (12), e ficará como atração até o dia 6 de janeiro (Dia de Reis). Outro momento importante das festividades será a missa que o Bispo Auxiliar de Salvador Gilson Andrade Silva vai realizar também no Dique do Tororó, às 16h do dia 25.
Turismo religioso - “Estamos muito felizes com esta parceria com a arquidiocese. Natal é um momento especial na vida das pessoas e queremos também que seja um momento especial na vida da cidade, que começa a se recuperar e ficar mais bonita”, afirmou ACM Neto. O prefeito ressaltou que, além da programação do Dique, a Prefeitura ampliou a iluminação natalina não só nas ruas do Centro, como na Avenida Suburbana e bairros onde tradicionalmente ocorrem festejos nesta época do ano.
ACM Neto reafirmou o interesse da cidade em expandir o turismo religioso e acredita que os festejos de Natal terão grande papel neste aspecto. “Salvador tem um enorme potencial nessa área, mas para desenvolvê-lo precisamos investir em infraestrutura e um produto de qualidade, o que vai exigir um nível de planejamento ainda maior”, disse.
Já Dom Murilo lembrou que Salvador, como foi batizada em homenagem a Cristo, deve fazer Natal que se destaque nacionalmente. “Queremos que o Natal seja ainda mais valorizado. É muito positivo para o nome da cidade, inclusive do ponto de vista turístico, e para que o soteropolitano tenha cada vez mais orgulho de viver aqui”, colocou o arcebispo.
Segundo o secretário do Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, o projeto deste ano é bem maior que o ano passado. “O espetáculo que será montado dentro do Dique contará com grande efeito cenográfico. Além disso, os artistas vêm trabalhando há um mês e meio nos ensaios. Esse grupo pode ser, inclusive, um embrião para a criação de uma companhia teatral do município. Ao final da apresentação, haverá a queima de fogos de artifício”.
Fonte:AGECOM