O programa Vou de Boa - Respeite o Ciclista, idealizado pela Prefeitura e desenvolvido pelo Movimento Salvador Vai de Bike, treinou nesta quinta-feira (11), na sede da empresa de ônibus São Cristovão, em Campinas de Pirajá, mais 100 motoristas de coletivos. A capacitação, dividida em duas partes, é composta de uma hora de orientação teórica e mais cerca de vinte minutos de atividade prática, que consiste na utilização de um simulador para que os motoristas experimentem como é pedalar ao lado de um ônibus.
O rodoviário João Santos, que há sete anos trabalha como motorista de coletivos destacou que, apesar de nunca ter tido problemas com ciclistas, o treinamento é muito importante. “Por mais que você já saiba como se comportar no trânsito, é sempre fundamental relembrar o que já viu e receber um treinamento específico, mais detalhado, voltado para o convívio com os ciclistas”, avaliou.
Karine Goes, integrante dos grupos de ciclismo Pedale Seguro e Meninas no Pedalo, que conduziu o treinamento teórico dos motoristas, ressaltou que o objetivo da capacitação é promover a conscientização. “O uso do transporte público e das bicicletas são muito importantes para diminuir engarrafamentos. Por isso é vital trabalhar para promover o respeito mútuo entre ciclistas e motoristas de coletivos, porque desta forma estimulamos o uso das bikes e a diminuição de congestionamentos”.
Já foram treinados cerca de mil motoristas em cerca de 30 turmas nas garagens das empresas Ondina/Central, União, Rio Vermelho, Verdemar e BTU. Os treinamentos na garagem da empresa da São Cristovão seguem até o próximo sábado (13), em dois períodos, matutino e vespertino.
Fonte:AGECOM