O prefeito ACM Neto apresentou nesta terça-feira (30) os novos secretários municipais, em coletiva de imprensa realizada no Palácio Tomé de Souza, renovando a estrutura organizacional da administração do município. Apenas o nome do ex-governador Paulo Souto para a Secretaria da Fazenda, em substituição a Mauro Ricardo, havia sido apresentado até então, para que a transição pudesse ser feita na pasta ao longo de todo o mês de dezembro. A sanção da reforma administrativa foi publicada na edição de hoje (30) do Diário Oficial do Município (DOM).
Guilherme Bellintani e Jorge Khoury, que estavam respectivamente nas pastas do Desenvolvimento, Turismo e Cultura, que foi desmembrada, e Educação, assumem novas secretarias. Bellintani foi para a Educação (Smed) e Khoury foi designado pelo prefeito para o Escritório Salvador Cidade Global, responsável pela elaboração de projetos estratégicos do município.
Fábio Mota, que estava na extinta Secretaria de Urbanismo e Transporte, desmembrada em duas, assume a pasta da Mobilidade (Semob). Sílvio Pinheiro, no comando da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo desde janeiro de 2013, vai para a nova Secretaria de Urbanismo (Sucom). Marcílio Bastos, que estava na presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador, também desde janeiro de 2013, foi designado para a Secretaria de Manutenção (Seman).
A reforma trouxe nomes novos para os quadros da Prefeitura. O vereador Heber Santana foi confirmado pelo prefeito como novo Secretário de Relações Institucionais, enquanto a ex-vereadora Andréa Mendonça assume a nova Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes). Érico Mendonça, que ocupava a função de diretor de Turismo da extinta Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, foi confirmado como titular da nova Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
Nova estrutura – A nova estrutura passa a contar com 15 secretarias (hoje são 12), sete autarquias (atualmente são seis), quatro empresas (hoje são três) e três fundações (mesmo número atualmente). A atual secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura muda para Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego e foi criada a Secretaria de Cultura e Turismo. No lugar da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil surge a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil. A Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) passa a se chamar Superintendência de Obras Públicas e a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador deixa de existir com a criação da Secretaria de Manutenção.
A atual Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza também vai abrigar o esporte e passa a se chamar Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza. A Secretaria de Urbanismo e Transporte foi desmembrada em duas: Secretaria de Mobilidade e Secretaria de Urbanismo. Por fim, a Transalvador vai cuidar apenas de trânsito e passa a se chamar Superintendência de Trânsito do Salvador. A Controladoria Geral do Município passa a ter mais autonomia, deixando a Secretaria da Fazenda e fazendo parte do Gabinete do Prefeito. Também integra a estrutura do Gabinete do Prefeito o Escritório Salvador Cidade Global. Outra novidade é a criação da Coordenação da Juventude, uma antiga demanda da Câmara Municipal, que faz parte da estrutura da área social.
O prefeito ACM Neto destaca que não há qualquer impacto orçamentário na nova estrutura organizacional, já que as mudanças criam e extinguem o mesmo número de cargos (144), além de garantir aos servidores os direitos e vantagens adquiridos anteriormente. “Procuramos escolher os melhores, os mais preparados para que assim tivéssemos um time que possa fazer o melhor por Salvador. Agora com estrutura mais afinada tenho certeza de que a Prefeitura estará ainda mais perto da administração. Com relação à ampliação do número de secretarias, é bom lembrar que tudo foi feito sem que houvesse impacto no orçamento, ou seja, não há um centavo a mais de despesa”, afirmou durante solenidade para apresentação dos novos nomes.
Biografias resumidas
Andréa Mendonça – Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego
Ex-vereadora de Salvador, Andréa Mendonça, 53 anos, é formada em Administração de Empresas e ocupou recentemente a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na Câmara Municipal, foi presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo e também fez parte da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente. Como secretária municipal de Desenvolvimento, vai participar das discussões dos projetos que planejem a Salvador do futuro.
Érico Mendonça – Secretaria de Cultura e Turismo
Com 64 anos, Ético Mendonça tem larga experiência na vida pública, tendo sido diretor de Investimentos da Bahiatursa e superintendente de Investimentos em Polos Turísticos da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo. Érico Mendonça ocupava o cargo de diretor de Turismo da extinta Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura. Ele assume a nova pasta criada na reforma administrativa, fortalecendo duas áreas consideradas estratégicas pela atual gestão, visando a recuperação da autoestima dos soteropolitanos e a atração de novos investimentos com a chegada de mais visitantes para a capital baiana.
Fábio Mota – Secretaria de Mobilidade
Fábio Mota assumiu o cargo de secretário de Urbanismo e Transporte no segundo ano de gestão do prefeito ACM Neto, pasta que foi dividida em duas na reforma administrativa. Na nova Secretaria de Mobilidade, Fábio Mota, que é advogado e tem 45 anos, vai continuar tocando projetos como a qualificação do transporte público da cidade, o BRT que fará a ligação Lapa-LIP e a reforma da Estação da Lapa, entre outros. Ele já foi secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo no governo federal, presidente da Limpurb e secretário municipal de Serviços Públicos.
Guilherme Bellintani – Secretaria da Educação
Tem 37 anos, é graduado em Direito, mestre em Educação com doutorado em Desenvolvimento Urbano. É professor de Metodologia da Pesquisa e sócio da Faculdade Baiana de Direito, além de ex-professor da Unifacs. Foi um dos fundadores do JusPodivm, a maior editora do Norte e Nordeste. O primeiro cargo público foi o de secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, na gestão do prefeito ACM Neto, onde se destacou como técnico promovendo uma série de projetos em cultura e turismo, sempre de forma inovadora e criativa.
Isaac Edington – Saltur
Isaac Edington tem 51 anos, é empresário e administrador de empresas com pós-graduação em Psicologia Organizacional. Atuou na iniciativa privada em empresas de grande porte, e ocupava, até aceitar o desafio de assumir a Saltur, o cargo de secretário de Projetos Especiais da Prefeitura. Ele também coordenou, pela Prefeitura, a organização da Copa do Mundo, chefiando o Escritório Municipal da Copa (Ecopa). Isaac Edington também é coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike.
Heber Santana – Secretaria de Relações Institucionais
Heber Santana é graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades. Vereador de Salvador no segundo mandato, com apenas 30 anos, já tem experiência na vida pública e trânsito fluente entre todos os partidos, o que foi fundamental para ser convidado a assumir a Secretaria de Relações Institucionais e se tornar o principal articulador do Executivo com a Câmara Municipal.
Jorge Khoury – Escritório Salvador Cidade Global
O professor, engenheiro e economista Jorge Khoury, 65 anos, tem longa experiência na vida pública, tendo brilhado em todos os cargos que ocupou pela capacidade técnica e de articulação. Ex-prefeito de Juazeiro e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Khoury também já foi deputado federal em cinco mandatos, secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. No início da atual gestão municipal, ocupou a presidência da antiga Companhia de Transporte de Salvador (CTS), sendo um dos protagonistas na negociação da transferência do metrô para o governo estadual. Antes de aceitar o novo desafio, era secretário municipal Educação, responsável, entre outros avanços, pela implantação do programa Primeiro Passo.
Marcílio Bastos – Secretaria de Manutenção
Com 38 anos de idade, Marcílio Bastos se destacou na função de presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal). É formado em Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho, membro e fundador da Red Universitária Ibero Americana de Técnicas Municipais (Ruitem), além de doutorando em Engenharia Municipal. Bastos já atuou na Conder, na Câmara Municipal de Salvador e na Assembleia Legislativa nas áreas de produção e análise de projetos e consultoria técnica.
Fonte:AGECOM