Uma ação realizada em parceria entre a Secretaria Cidade Sustentável (Secis) e o grupo de mergulhadores Galeão Sacramento retirou, nesta quinta-feira (19), 235,5kg de resíduos das águas do mar do Farol e do Porto da Barra. A operação, chamada de Fundo da Folia, contou também com a participação da cooperativa Canore e teve como intuito recolher os resíduos jogados durante o Carnaval do fundo do mar. A Canore ajuda na separação e recolhimento desse material, e a parte reciclável fica com a própria cooperativa.
De acordo com o secretário da Secis, André Fraga, a iniciativa foi integrada ao Carnaval Sustentável, projeto realizado pela pasta durante a folia. Para ele, o poder público moderno deve dialogar com ações já realizadas pela sociedade em prol do meio ambiente.
Só este ano, 65kg do que foi recolhido corresponde à latinhas de cerveja. Em 2014 foram retiradas três mil latinhas, centenas de garrafas pet, além de vários abadás, brindes de carnaval, tabelas de cerveja, roupas variadas, calota de carro e sapatos, dentre outras curiosidades. Neste sábado (21), outra ação com apoio da Secis será realizada pelo grupo de Stand Up Paddle da Flotilha Odoyá, dentro da segunda edição do projeto ECOSUP. Desta vez, a limpeza do fundo do mar será realizada do Yatch Club até a Gamboa.