Trinta e seis agentes do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Municipal do Salvador (GMS), participam do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. A atividade é ministrada pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama e visa capacitar os profissionais para auxiliar na redução de ocorrências de incêndios florestais no município.
O curso possui a carga horária de 40 horas e as aulas, distribuídas em práticas e teóricas,
são realizadas no Parque das Dunas, na Praia do Flamengo. O conteúdo engloba temas como Noções de Incêndio Florestal; Segurança no Trabalho: Normas e Procedimentos; Comportamento do Fogo; Equipamentos e Ferramentas; Combate Terrestre; Combate Aéreo; Prática de Campo e Estrutura e Organização das Brigadas.
Para o coordenador do Gepa, Josué Xavier, a capacitação é mais uma oportunidade para que o grupamento possa realizar as ações com mais qualidade. “O Gepa foi criado com o objetivo de atuar em parceria com a Secis (Secretaria Cidade Sustentável). Para isso, temos buscado aprimorar a cada dia o conhecimento teórico e prático dos nossos agentes”, pontuou.