Proprietários de caminhões maiores que 6,5m de comprimento e que prestam serviços públicos em Salvador devem, a partir desta quinta-feira (21), agendar vistoria obrigatória junto à Superintendência de Trânsito (Transalvador) por meio do site www.transalvador.salvador.ba.gov.br. A iniciativa vai permitir que os veículos circulem pela cidade sem sofrer notificação já que, dentro de 30 dias, radares instalados em vias com restrição passam a multar caminhões pesados em horários determinados.
“Os caminhões da Coelba, ou que prestem serviço à empresa, devem ser vistoriados”, exemplificou o superintendente Fabrizzio Muller, explicando que os veículos que se enquadram no perfil liberado pela fiscalização promovem serviços ou atividades de utilidade pública, mesmo que pertencentes a entidades privadas. O superintendente acrescenta que veículos de grande porte que precisem de autorização temporária para circular devem requerer autorização especial junto à Transalvador.
Serviços públicos liberados – Também se enquadram na vistoria aqueles caminhões usados para tratamento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; assistência médica e hospitalar; funerários; captação e tratamento de esgoto e lixo; guarda, uso e controle de substâncias radiotivas, equipamentos e materiais nucleares; coleta de lixo; processamento de dados ligados a serviços essenciais; controle de tráfego aéreo; compensação bancária; concretagem; oxigênio líquido refrigerado; reboque de veículos sinistrados; e carregamento de gás e de suprimentos hospitalares.â