• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Salvador 01/06/2015

Festa no Terreiro do Gantois celebra requalificação de praça e gradil

Festa no Terreiro do Gantois celebra requalificação de praça e gradil

Uma grande celebração festiva e religiosa marcou, no início da tarde de hoje (30), a entrega da Praça Pulchéria, localizada no entorno do Terreiro do Gantois, na Federação, que foi totalmente requalificada pela Prefeitura. O piso, que estava degradado, representando risco para quem visitava o espaço ou simplesmente passava pelo local, foi trocado, mas mantendo as características originais do espaço, assim como os mosaicos. Em paralelo às obras da Prefeitura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) trocou o gradil que cerca a praça. Todo o processo de requalificação e reordenamento promovido pela Prefeitura e Iphan foram executados após diálogo e aprovação da comunidade.

 

O evento festivo de entrega dos equipamentos contou com a presença de Mãe Carmen, responsável pelo terreiro, do prefeito ACM Neto e de Carlos Amorin, superintendente do Iphan na Bahia. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Paulo Câmera, o vereador Edvaldo Brito e o deputado federal Antonio Imbassahy, entre outras autoridades políticas, religiosas e da comunidade que frequenta o Gantois. Além da solenidade formal de reinauguração da praça, houve muita música, dança e demonstrações de fé e agradecimento.

 

"Sempre que venho aqui sinto a presença de Mãe Meninha, embora não a tenha conhecido. Isso é inexplicável. Como também não posso esquecer nesse momento a figura do meu avô, que frequentava essa casa e era muito ligado a Mãe Meninha. Essa é sem dúvida uma homenagem também a Mãe Carmen pela forma como ela atende as pessoas e como esse espaço é importante para a história e o dia a dia de Salvador. Todos somos devedores e a cidade agradece que a parceria entre a Prefeitura e o Iphan resulte em ações como esse e inúmeras outras", afirmou ACM Neto.

 

As obras de requalificação da praça duraram aproximadamente três meses e receberam um investimento de R$70 mil. Mãe Carmen, Iyalorixá do terreiro, agradeceu o empenho da Prefeitura e do Iphan. "Esse momento é de festa e agradecimento. Agora vamos poder receber melhor as pessoas aqui. Pessoas do mundo inteiro. Esse é um espaço da identidade da Bahia", disse. "Valorizar e requalificar espaços como esse são processos fundamentais para o resgate da nossa história, cultura e identidade", acrescentou Carlos Amorin.

 

História - O Terreiro do Gantois é considerado área de proteção cultural e paisagística pela Prefeitura de Salvador (desde 1985) e é tombado pelo Iphan como Patrimônio Histórico e Etnográfico do Brasil (a partir de 2002). O nome oficial é lé Iyá Omi Àse Iyamasé, mas é conhecido popularmente como Gantois. Ele foi fundado em 1849 pela africana Maria Júlia da Conceição Nazareth, constituindo-se num espaço sagrado de longa expressão religiosa e notável santuário que mantém os costumes e os legados milenares dos povos Iorubá (Abeokutá),

 

O terreiro segue uma tradição matriarcal com base na estrutura familiar de manutenção dos laços parentais, onde as dirigentes são sempre do sexo feminino obedecendo aos critérios de hereditariedade e consanguineidade. O nome Gantois deve-se ao antigo proprietário do terreno, o traficante de escravos belga Édouard Gantois, que arrendou as terras a Maria Júlia da Conceição Nazareth.

Fonte: http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/


Bahia Tempo Real no ar