• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Esporte 23/04/2013

Instrumento criado por Brown será apresentado no Ba-Vi

Instrumento criado por Brown será apresentado no Ba-Vi

 

A primeira apresentação do instrumento oficial da Copa do Mundo 2014 será na Arena Fonte Nova. A Caxirola, criado pelo músico Carlinhos Brown promete colocar o estádio em um só ritmo, numa espécie de preparação para o evento mundial de 2014 e a Copa das Confederações este ano. E para apresentar tal novidade, nada mais oportuno que a partida do maior clássico do norte nordeste, próximo domingo, 28 de abril, no confronto entre Bahia X Vitória.


“A Caxirola foi criada na Bahia para o mundo inteiro, eu reverencio a minha cidade, o meu estado. Eu não acho que tenha que lançar isso em lugar nenhum do mundo que não seja na Arena Fonte Nova, com a torcida do Bahia e do Vitória”, disse o músico. As Caxirolas virão unidas por um cordão, batizado pelo músico de ""Caxicol"", para facilitar o manuseio.


50 mil pares serão distribuídos para os torcedores na entrada do estádio. “Ela amplifica o grito do gol, é um instrumento que une as torcidas, um instrumento de paz”, comenta Brown. Com o objeto é possível tocar o Hino Nacional, agitar uma ola e entoar gritos de guerra para jogadores. Carlinhos Brown levará 300 percussionistas do grupo Pracatum, para ensinar o público a tocar o instrumento antes da partida.


O objeto feito de plástico e com as cores do Brasil foi apresentado em setembro do ano passado, pelo próprio Brown, ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e demais representantes da Copa. O artista baiano criou o instrumento inspirado no caxixi, de origem africana. A ideia, segundo ele, é unir música e futebol, tornando o evento esportivo uma experiência inesquecível.


A ""caxirola"", uma espécie de vuvuzela faz parte dos 96 projetos aprovados pelo governo brasileiro para promoverem o país durante a Copa do Mundo de 2014. “Nós acreditamos que poderíamos aproveitar a proposta que foi sugerida pela África do Sul, que era a vuvuzela. Muitos reclamavam que era barulhenta, mas ela prenunciava a oportunidade de o torcedor ter a sua voz. Por isso, dentro do projeto Candeal 2014, nós criamos a caxirola”, revelou Brown no lançamento do objeto musical.


Bahia Tempo Real no ar