Com foco no período junino, comerciantes do Centro Histórico de Salvador participam do workshop Boas Práticas de Higiene na Manipulação de Alimentos. A qualificação acontece nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16), das 14h às 18h, na sede do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Com carga horária de oito horas, o workshop beneficia estabelecimentos do Centro Histórico de Salvador e Pelourinho que recebem turistas nacionais e internacionais e tem a participação de 37 pessoas. Durante as atividades, os profissionais que trabalham com alimentos terão noções sobre técnicas de higiene, educação preventiva contra contaminações e outros itens que podem evitar as doenças transmitidas por alimentos.
O objetivo é qualificar os profissionais que atuam direta ou indiretamente na cadeia produtiva do turismo, contribuindo de forma positiva para que os estabelecimentos cumpram as normas previstas pela legislação. Os restaurantes beneficiados são: Alaíde do Feijão, Villa Bahia, Maria Mata Mouro, O Coliseu, Casa da Gamboa, Jardim das Delícias, Cajueiro, Mão Dupla, Cantina da Lua, Tropicália, Por Acaso, Lanchonete da Fonte, Luz do Sol, Uauá, Maná Grill, Gramado, Zulu e Romã Natual.
Pelourinho – Um dos principais cartões-postais de Salvador, o Pelourinho, durante a época da escravidão, era o lugar onde os escravos sofriam castigos. A praça é cercada por várias casas antigas, no mais puro estilo colonial, dentre elas o casarão da Fundação Jorge Amado e igrejas como a do Rosário dos Homens Pretos e a Catedral Basílica, dois grandes exemplos da arquitetura da época da Colônia. Reúne restaurantes com o melhor sabor da culinária baiana, artesanato, arquitetura barroca, religião e centros culturais. O Pelourinho é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pela Unesco em 1985.