O prefeito ACM Neto esteve presente, no início da tarde desta terça-feira (30), na comunidade de São Francisco Xavier e na Lagoa do Urubu, em Pirajá. Na ocasião, foi verificado o trabalho de dragagem e de desobstrução da rede de drenagem do local, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) desde o último sábado (28), quando a região sofreu alagamento devido às fortes chuvas.
Acompanhado de gestores municipais, o prefeito avaliou a situação das ruas, casas e da Escola Municipal São Francisco Xavier, além de ouvir as demandas dos moradores. Dentre as ações foram autorizados o reforço na limpeza e da iluminação do local, além da intervenção em uma pequena encosta que ameaça uma das principais vias de ligação da comunidade.
Já na Lagoa do Urubu, foi ordenado o escoamento da água, que já invade a pista, e a retirada do lixo no local. Uma via próxima à lagoa e a Estrada Velha do Aeroporto, no trecho que passa por Sete de Abril, receberão a Operação Tapa-Buracos no intuito de reparar os estragos que a chuva causou na pavimentação.
Etapas - De acordo com o secretário da Seman, Marcílio Bastos, o novo plano de ação de drenagem em Pirajá possui três etapas. "A primeira parte da estratégia consiste na drenagem da lagoa até alcançar a rede subterrânea e descobrir o ponto de estrangulamento que ocasionou o problema; fazer a dragagem da parte alagada que fica após a comunidade, para evitar novas ocorrências; e viabilizar o quanto antes o desvio da rede para algum ponto distante da comunidade. Dessa forma, busca-se minimizar os danos e garantir o retorno da tranquilidade para os moradores", informa o secretário.
A Seman ainda busca identificar a real causa do incidente. De acordo com o secretário, devido à localização em área de controle federal, a responsabilidade de manutenção do local atingido é da concessionária Via Bahia, que administra a BR-324. De acordo com a Via Bahia, não houve necessidade de interdição da via nos arredores da Lagoa do Urubu. Segundo nota divulgada pela empresa, entulho e demais detritos que haviam sido despejados na pista com o alagamento já estão sendo retirados e a empresa atua em total acordo com a gestão municipal para sanar o problema.
Assistência médica e social - Para garantir assistência aos moradores atingidos pelas fortes chuvas na região da Brasilgás, em Pirajá, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou um esquema, formado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de endemias, que estará durante toda a semana prestando atendimento às famílias na Escola Municipal Francisco Xavier, localizada na Avenida São Francisco Xavier.
No local, além das consultas médicas, estão sendo ofertados serviços de vacinação contra a influenza para pessoas dos grupos prioritários que não se vacinaram durante a campanha encerrada no último dia (12). É oferecida também a vacina antitetânica para possíveis casos de contato com objetos cortantes ou material contaminante. Os agentes de endemias farão varredura na área atuando no controle de roedores para prevenir a leptospirose.
As operações da Prefeitura na região prosseguirão até que o problema seja solucionado. Além da Seman, a comunidade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), que auxilia famílias que tiveram prejuízos com a cheia da lagoa. Já foram cadastradas 49 famílias para receberem auxílio do órgão e a estimativa é de que 70 casas tenham sido atingidas com o alagamento ocorrido no último sábado. Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) instalou pontos de reforço na iluminação no local onde estão sendo realizadas as obras.