• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Esporte 26/04/2013

Árbitro de MMA explica regras e responde dúvidas dos internautas

Árbitro de MMA explica regras e responde dúvidas dos internautas

 

Coordenador de arbitragem da Imperium MMA Pro e membro do corpo de árbitros de grandes eventos nacionais, Iure Campos passa agora a tirar as dúvidas dos internautas do iBahia sobre as regras de eventos de artes marciais mistas.

 

Na entrevista abaixo, ele esclarece três questões: a utilização de ringues em eventos de MMA, chutes na cabeça com o adversário no chão e a vaselina que é passada no rosto de todo lutador antes de entrar no octógono.

 

Se você tem dúvidas sobre as regras do MMA e outros assuntos referentes a este esporte, encaminha para gente através do email: esportes@portalibahia.com.br. Iure Campos terá o prazer de responder.

 

- Por que as lutas de MMA não acontecem mais em ringues? (Graziela Nascimento, 27 anos - Mares, Salvador)

 

Até 12 de Novembro de 1993 todas as lutas de MMA (Freestyle ou Vale-Tudo na época) ocorriam em ringues de Boxe, tatames de Judô ou arenas improvisadas. Foi nessa data que teve início a história do evento de lutas mais influente que o mundo já conheceu - o UFC, cuja característica mais marcante era justamente a sua jaula de luta em formato octogonal - ""The Ultimate Proving Ground"" - O Octógono. Ao longo da década de 1990 e até meados dos anos 2000 surgiram diversos eventos mundo afora, alguns deles utilizavam versões da jaula octogonal do UFC enquanto outros adotavam os tradicionais ringues de Boxe, formato usado pelo então maior evento do mundo, o Pride Fighting Championships.

 

No Brasil a maioria dos eventos optava por realizar suas lutas em ringues, parte por conta da forte influência do Pride e parte por falta de empresas especializadas no fornecimento dos octógonos. Entretanto, em abril de 2007 o evento Pride FC realizou sua última edição antes de ser encerrado definitivamente e o UFC assumiu o posto de maior evento do mundo e referência mundial para o esporte de forma inconteste. Gradualmente a maioria dos eventos menores decidiu pela substituição dos seus ringues por jaulas octogonais (e também redondas, hexagonais, decagonais, etc).

 

De modo geral são os organizadores de cada evento que decidem se usarão jaulas ou ringues como área de luta, atualmente no Brasil o único evento de porte nacional que ainda utiliza o ringue é o Shooto Brasil. A diferença principal entre ringues e jaulas é que nos ringues sempre existe o risco dos lutadores caírem da área de luta por entre as cordas, o que obriga o árbitro central a manter-se sempre atento e conduzir a luta para o centro do ringue sempre que julgar necessário. As jaulas e octógonos por sua vez não apresentam essa característica, o que garante mais dinamismo ao combate.

 

- Antigamente víamos nas lutas chutes na cabeça com o adversário no chão. Esse golpe ainda é válido? Por quê? (Felipe Lins, 17 anos - Ondina)

 

No UFC os chutes e joelhadas na cabeça são permitidos apenas enquanto o lutador que está sendo golpeado estiver sobre dois apoios, ou seja, em pé. Como a maioria dos eventos brasileiros utiliza como referência as regras das comissões atléticas americanas - que também regulamentam o UFC - esses golpes acabam sendo proibidos aqui no Brasil também.

 

No extinto Pride FC e nos eventos menores que o tinham como referência permitiam-se golpes com os pés e joelhos na cabeça do adversário sem restrições de posicionamento. Eram muito utilizados movimentos como pedaladas e tiros de meta, além da joelhada na cabeça na posição de 100 kg. Eventos brasileiros extintos como: Meca, IVC e WVC também permitiam esses movimentos.

 

Portanto, se você viu uma luta em que um dos oponentes acerta o outro na cabeça com chutes ou joelhadas enquanto este se encontra no chão, provavelmente se trata de uma luta antiga, da época em que o UFC ainda não gozava da supremacia que tem hoje e que nomes como Wanderlei Silva e Maurício Shogun abusavam dos pisões e tiros de meta.

 

- O que é aquela pomada que passam no rosto dos lutadores antes da luta? (Joilson Conceição, 39 anos - Feira de Santana)

 

Imediatamente antes de entrar na jaula o lutador recebe uma camada de vaselina no rosto para diminuir a incidência de cortes nessa região tão sensível do corpo. A vaselina diminui o atrito do couro da luva com a pele do lutador, reduzindo consideravelmente o risco de um corte profundo que possa comprometer o andamento da luta. A aplicação correta da vaselina antes do início de um combate é de grande importância para o bom andamento de qualquer evento de lutas, afinal, uma interrupção prematura por conta de um corte não atende ao propósito fundamental de uma luta, que é de determinar qual dos dois lutadores é o melhor naquele momento.

 

Existem algumas regras relativas ao uso da vaselina, dentre elas:

 

- Deve ser aplicada apenas por um membro do corpo de profissionais do evento, nunca pelo próprio lutador ou sua equipe;

- Após o início do combate apenas o ""Cutman"" tem permissão para aplicar qualquer tipo de substância no rosto dos lutadores;

- A vaselina é permitida apenas no rosto, não devendo ser aplicada nos membros ou torso (manobra ilegal utilizada frequentemente para facilitar a fuga de finalizações);

- Não se deve aplicar a vaselina no queixo dos lutadores, pois essa prejudica a defesa de estrangulamentos como o mata-leão.

 

 

Fonte de pesquisa: iBahia.


Bahia Tempo Real no ar