• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Educação 14/07/2015

Moradores de conjunto habitacional no Pilar são capacitados

Moradores de conjunto habitacional no Pilar são capacitados

A coordenação social da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), tem desenvolvido uma série de atividades voltadas para os moradores do Conjunto Nossa Senhora do Pilar, no bairro do Pilar, na Cidade Baixa, em Salvador. As ações fazem parte do Projeto Integrado de Desenvolvimento Socioambiental (Pidsa), que beneficia 107 famílias, retiradas de áreas de risco pelo Governo do Estado, em 2012, e em seguida remanejadas para o empreendimento.

 

“Após o remanejamento das famílias, a Conder procurou capacitar essas pessoas para que elas saibam gerir a renda familiar e dar suporte à nova unidade habitacional. Com certeza, a vida dessas pessoas melhorou, mas pode melhorar ainda mais”, explicou Marise Melo, coordenadora social da Companhia de Desenvolvimento Urbano.

 

As atividades de orientação incluem as 128 crianças do conjunto habitacional. Elas participam de oficinas voltadas para a educação ambiental, patrimonial, uso adequado da energia elétrica e assuntos relacionadas ao consumo de água. “Tudo o que está sendo feito é para que as crianças tenham consciência de como agir para que haja um bom convívio na comunidade”, disse a assistente social Elaine Santos.

 

Vidas transformadas

 

Atualmente a dona de casa Luzia Oliveira realiza, de forma tranquila, as tarefas domésticas em casa na unidade habitacional do Pilar. Há pouco mais de três anos, no entanto, a situação era bem diferente. Ela não esquece os desafios que precisou enfrentar na época em que morava na beira de uma encosta. “Eu tenho marido e três filhos e vivia tensa. Minha família estava sempre correndo risco, principalmente em dias de chuva. Quando ganhei minha casa própria, as coisas melhoraram significativamente. O contexto hoje é outro. Vivo em paz com minha família”.

 

Como a família de Luzia, outras famílias da comunidade do Pilar tiveram suas vidas transformadas com a mudança para o conjunto. Além disso, todas têm apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e de empresas da área de capacitação profissional para traçar um futuro de mais oportunidades. Vários cursos, como de eletricista predial e costura industrial, são ofertados aos moradores.

 

A jovem Gessimary dos Santos já está na segunda formação técnica e ressalta os benefícios de ter a chance de estudar. “Hoje tenho duas profissões e não paro de me capacitar. Sei que é uma chance de ouro poder estudar. Acredito que, no futuro, vou transformar meu conhecimento em renda para me sustentar e sustentar minha família”.

 

Para a professora Rosinalva da Paixão, a maioria dos estudantes não demora para compensar o déficit de ensino que teve na escola. “Eles vêm com algumas carências no aprendizado, mas têm superado os obstáculos. Sabem que são capazes e podem conquistar seu espaço no mercado de trabalho”, garante a educadora.

 

O resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido em toda a Comunidade do Pilar, desde outubro de 2012, vai ser apresentado pela equipe social, no próximo dia 30 de julho, durante o Seminário da Pidsa.

 

Fonte: http://www.secom.ba.gov.br/


Bahia Tempo Real no ar