Cerca de 500 sucatas de automóveis foram retiradas esta semana em toda a extensão da Avenida Suburbana. A ação faz parte da "Operação Faxinaço", coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), conta com o apoio de outros órgãos, como Limpurb, Guarda Municipal, Ouvidoria Geral, Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e Secretaria de Manutenção (Seman). A meta é atingir cerca de 700 carcaças removidas até o final desta semana.
Na manhã desta terça-feira (14), a operação foi concentrada na Travessa Dois Irmãos, na região do Lobato, quando os agentes da Prefeitura retiraram dezenas de carcaças de veículos que, juntamente com entulhos de construção, obstruíam a rede de drenagem. Por conta do entupimento, o canal de escoamento transbordou e diversas residências foram atingidas por água de esgoto, levando a população à realização de dois protestos na última semana.
De acordo com o coordenador da operação, Roberto Guerreiro, grande parte dos restos de veículos foi encontrada em um terreno obstruído por tapumes onde funcionam diversas oficinas mecânicas. "Foi necessária a desobstrução da entrada para ter acesso ao terreno, que é bastante pantanoso, o que complica a locomoção e o acesso das máquinas. Notamos a presença de grande quantidade de lixo, lama e sucata. Só sairemos daqui quando limparmos toda a Avenida Suburbana", explica.
Além dos agentes municipais, a operação conta com trabalhadores terceirizados e a utilização de guinchos, caminhões, tratores e outros veículos específicos para a realização do serviço. Após a remoção, o proprietário das carcaças - se existir - tem até 60 dias para reclamar os restos do automóvel junto à Semop. Caso isso não aconteça, o material irá a leilão ou será descartado da maneira correta.
De acordo com os agentes da Semop, é considerado sucata o veículo em estado avançado de deterioração, com vidros quebrados e ferragens extremamente oxidadas. As denúncias de veículos abandonados podem ser feitas no Call Center da Semop, através do número 3202-5400.