Uma reunião entre a Prefeitura de Salvador, o Governo do Estado e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) selou o acordo para a reabertura do Forte São Marcelo no próximo verão. O projeto, que está em fase de conclusão, prevê o equilíbrio entre a preservação histórica e a utilização cultural e turística do equipamento que está fechado desde março de 2011.
De acordo com o secretário Guilherme Bellintani, a reabertura do Forte São Marcelo, um dos principais cartões postais da cidade, marca e reforça a política da Prefeitura de Salvador em criar um novo modelo de gestão para os equipamentos turísticos. “A intenção é preservar e potencializar as atrações turísticas da nossa cidade, também como lazer para a população local. No próximo verão, baianos e turistas vão poder desfrutar desse belo passeio até o Forte”, disse ele.
Para Bellintani o papel do Iphan é fundamental para que as intervenções físicas a serem realizadas não afetem o conteúdo histórico e cultural do local.