No espaço estarão expostos vestígios arqueológicos de animais e da flora encontrados na área de abrangência da maior obra de infraestrutura hídrica do País
Peças arqueológicas de animais e da flora encontradas na área de abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco serão armazenadas em um Centro de Referência Cultural e Ambiental (CRCA), localizado no município de Salgueiro (PE). A criação do local foi autorizada nessa quinta-feira (20) pelo Ministério da Integração Nacional e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Os visitantes do Centro poderão conhecer a paisagem, a história da ocupação e o patrimônio cultural do território
As peças encontradas serão expostas no Centro para que os visitantes possam conhecer a paisagem, a história da ocupação e o patrimônio cultural do território. Nesse espaço interativo, também serão apresentadas as pesquisas realizadas na região e os trabalhos desenvolvidos pelos programas ambientais do Projeto São Francisco, universidades e centros de pesquisas.
""Todos os achados arqueológicos e paleontológicos, toda a cultura da região será valorizada e disseminada neste Centro de Referência"", garantiu José Machado, assessor especial responsável pelo projeto no Ministério da Integração Nacional.
Até o final deste ano, deverá ser lançado o edital de licitação para contratação do projeto arquitetônico-urbanístico do empreendimento.
Exposições
Está prevista também a criação de uma rede cooperativa com as 17 cidades da área de influência do Projeto São Francisco, além de parcerias com instituições de ensino e circuito turístico regional. O objetivo é explorar os espaços culturais destinados a receber as exposições itinerantes da sede do CRCA, que poderão agregar suas culturas locais.
""A ideia é que o Centro de Referencia Cultural e Ambiental se torne a cabeça de uma rede de outros pequenos centros. Devemos fortalecer a cultura do sertão brasileiro"", disse a diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, Célia Corsino.
De acordo com o Iphan, o Centro é um espaço voltado para fomento, difusão, preservação do patrimônio cultural e transmissão dos saberes e fazeres das culturas locais e regionais, que são desenvolvidos dentro de um território e, também, um espaço voltado para o conhecimento do meio ambiente regional.
Projeto São Francisco
Atualmente, as frentes de trabalho do Projeto de Integração do Rio São Francisco mobilizam 5,3 mil trabalhadores e mais de 1,5 mil equipamentos. Considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do País, o empreendimento vai beneficiar mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
As obras do projeto de integração ainda estão em andamento e, até o dia 23 de maio deste ano, houve mais de 43% de avanço. Estão em construção túneis, canais, aquedutos e barragens. O projeto contempla ainda 38 ações socioambientais, como o resgate de bens arqueológicos e o monitoramento da fauna e flora, com investimento nestas atividades de quase R$ 1 bilhão.
Fonte: Portal Brasil