A movimentada rua 25 de Março (foto: SP Turis)
Para as compras de Natal, a União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências (Univinco) espera um aumento de 15% nas vendas. Ainda segundo dados da entidade, a partir de outubro o fluxo de circulação de pessoas passa dos habituais 400 mil diários para 800 mil, chegando a um milhão entre o final de novembro e dezembro.
Já no bairro do Bom Retiro – região conhecida por grande quantidade de lojas de roupa – a expectativa é de aumento entre 6% a 8% nas vendas, na comparação do ano passado. O número de visitantes, até o fim do ano, deve passar de 70 mil pessoas para 100 mil pessoas por dia, segundo informações da Câmara de Dirigentes Lojistas do Bom Retiro.
"São Paulo é o principal destino de compras do País. Muitas grifes internacionais possuem sua sede brasileira apenas na capital paulista e, em contrapartida, os melhores preços podem ser encontrados aqui, em nossas ruas populares. Acabamos atraindo não só o consumidor final, mas também o revendedor que encontra na cidade produtos diferenciados. Para São Paulo, isso é ótimo. Os turistas interessados em compras gastam mais na cidade, o que reflete não só no comércio e no turismo, mas em toda a economia", explica o secretário Municipal para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo, Marcelo Rehder.
Um levantamento feito pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da SP Turis, no primeiro semestre de 2013, aponta que turistas interessados em comprar permanecem mais tempo hospedados nos hotéis da capital paulista. Entre os quase 2,2 mil turistas pesquisados, 26% apontaram as compras como uma das principais atividades realizadas na cidade durante sua permanência sendo que, entre esses, a média de pernoites foi de 4,7 dias, enquanto a média geral era de 3,4 dias. Segundo o estudo, há também um aumento nas despesas realizadas na cidade no período de estadia: turistas que compram gastam, em média, R$ 2.200,67, enquanto o gasto médio padrão é de R$ 1.745,96 (+26%).
Fonte: http://panrotas.com.br