Setenta e dois policiais, que atuam nas bases comunitárias de segurança receberam, nesta quarta-feira (27), no auditório da Secretaria da Educação, o certificado de conclusão do curso de mediação de conflitos. A Capacitação de Facilitadores para a Justiça Restaurativa, Mediação Penal foi realizada pela Câmara de Prevenção Social do Pacto pela Vida, coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).
O curso teve o objetivo de preparar os agentes públicos para atuar na perspectiva da prevenção da violência, conscientizando-os para a importância da mediação preventiva e da construção do diálogo como formas de promover a cultura de paz nas comunidades. "Com a capacitação dos profissionais que atuam nas bases comunitárias de segurança, esperamos contribuir para consolidar a prática do diálogo, imprescindível entre polícia comunitária e a comunidade", explicou a coordenadora do curso, Andréa Tourinho.
A capacitação, concluída no primeiro semestre do ano passado, teve carga horária de 40 horas, divididas entre aulas práticas e teóricas que abordaram temas como 'Educação em Direitos Humanos', 'Teoria do Conflito e da Escuta Compassiva' e 'Comunicação e abordagem não violenta'. De acordo com o soldado José Modesto, que atua na Base Comunitária do Rio Sena, o curso é fundamental para a formação comunitária dos policias. "Já buscávamos essa mediação no trabalho diário e o curso veio para ajudar",.
A superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Anhamona de Brito, ressaltou o dever do Estado na promoção da cultura de paz. Ela ressaltou a importância de empoderar os moradores das comunidades como pessoas capazes de buscar soluções e acordos. “Acreditamos na capacidade que os moradores têm de resolver os conflitos nas suas próprias comunidades".
O curso foi certificado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e teve o apoio da Defensoria Pública do Estado. Estiveram presentes na cerimônia de certificação o coordenador do Pacto pela Vida, Cezar Lisboa, e o Defensor Geral do Estado, Clériston Cavalcante Macêdo.
Fonte: http://www.secom.ba.gov.br/