• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Notícias da TV 12/05/2021

Faustão seguirá com destaque na TV, acredita especialista

Faustão seguirá com destaque na TV, acredita especialista

 Na Band, Fausto certamente se manterá como um dos nomes fortes da TV brasileira, inclusive em termos comerciais. Ele é um grande vendedor, observa Morgado em contato com a reportagem do Portal Comunique-se. A questão comercial e empreendedora de Faustão é, aliás, um dos capítulos presentes no livro Comunicadores SA. Na obra, o escritor destaca, por exemplo, que o apresentador foi responsável por trazer para o Brasil a raça de cães cane corso.

 

Com o contrato com a Globo chegando ao fim em dezembro, Faustão retornará à TV Bandeirantes, onde na década de 1980 apresentou o ‘Perdidos na Noite’. Sobre o reencontro com a emissora do Morumbi, Fernando Morgado, que é professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) e membro da Academy of Television Arts & Sciences, aguarda por um apresentador com plena criatividade e espaço emitir as mais diversas opiniões quando estiver no ar.

 

Certamente veremos um Fausto espontâneo e irreverente

“Espera-se, em primeiro lugar, a preservação da liberdade que Fausto preza. Tanto o ‘Perdidos na Noite’ quanto o ‘Domingão’ sempre foram marcados pelas opiniões que o apresentador emite”, observa o acadêmico e escritor. “Independentemente do formato que ele venha a comandar a partir de 2022 na Band, certamente veremos um Fausto espontâneo e irreverente”, prossegue. Nesse sentido, a expectativa é de que a nova atração com o comunicador estreie em janeiro ou fevereiro do próximo ano.

 

Faustão sem aposentadoria

Diferentemente de colunistas de televisão com espaço em grandes portais de notícias e entretenimento, Fernando Morgado não vê com surpresa o anúncio do acerto entre Fausto Silva e TV Bandeirantes. O escritor, aliás, não imaginava que o apresentador deixaria de atuar na telinha por não ser mais um global. “Ele não demonstra interesse em parar de trabalhar, ainda que, porventura, deseje fazer algo diferente no vídeo”, comenta. “Portanto, o desempenho profissional e o desejo pessoal são razões mais que suficientes para justificar a permanência do Faustão na TV.”

 

Erro da Rede Globo?

Líder de audiência e bem requisitado pelo mercado publicitário. É dessa forma que Faustão pode ser definido há tempos na estrutura da Rede Globo de Televisão. Mesmo assim, Morgado evita cravar que a emissora da família Marinho tenha cometido um erro ao decidir não renovar o vínculo com o apresentador de 70 anos. “A Globo é uma empresa onde as grandes ações costumam ser precedidas de muita discussão e pesquisa. Por isso, acredito que a decisão de pôr fim ao ‘Domingão do Faustão’ tenha sido muito bem pensada, considerando todos os riscos.”

O ‘Domingão’ vive uma de suas melhores fases, com ótima audiência, excelente faturamento e repercussão positiva até entre os jovens.

Para o escritor e estudioso em televisão, contudo, a decisão tomada pelo comando da Globo não deixa de chamar a atenção. “Ainda assim, não deixa de ser surpreendente ver que a emissora abriu mão de um produto tão importante justamente agora, quando o mercado atravessa um período desafiador. Porque é importante ressaltar que o ‘Domingão’ vive uma de suas melhores fases, com ótima audiência, excelente faturamento e repercussão positiva até entre os jovens.”

 

Globo sem Faustão

Informações dão conta de que “ninguém” será o escolhido pela direção da Rede Globo para ocupar o posto atualmente ocupado por Fausto Silva nas tarde de domingo. Ou seja: em vez de optar por simplesmente substituir um apresentador por outro, o canal deve apostar em transmissões de partidas de futebol na faixa que antecede o ‘Fantástico’ na programação. Segundo Morgado, tal decisão, se confirmada, será acertada. “O ‘Domingão’ é um programa personalíssimo, completamente diferente dos formatos prontos que costumam ser comprados no exterior”, avalia o especialista em TV.

 

Animadores de TV: fim de uma era?

Valorizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação mesmo sendo um septuagenário milionário, Fausto Silva representa a dificuldade da televisão brasileira em formar novos comunicadores para a categoria que pode ser classificada como animadores de auditório, que nas últimas décadas teve o próprio Faustão e Gugu Liberato como expoentes. “É preciso reconhecer que há uma clara dificuldade para formação de novos comunicadores, mais versáteis e simpáticos”, comenta Morgado.

 

Com o passar do tempo, deveremos ver um equilíbrio entre formatos e grandes personalidades.

 Por fim, o escritor acredita que, sim, novos “Faustões” poderão surgir e ter protagonismo na televisão brasileira no decorrer dos próximos anos. Por outro lado, esse tipo de comunicador conviverá lado a lado com formatos enlatados. Muitos canais resolvem abandonar as atrações mais centradas na figura do animador e recorrem a formatos estrangeiros, onde quem conduz não é o mais importante. Acredito que, com o passar do tempo, deveremos ver um equilíbrio entre formatos e grandes personalidades. Afinal, não se faz TV sem grandes ídolos, inclusive no campo da condução de programas.

 

Fonte: https://portal.comunique-se.com.br/


Bahia Tempo Real no ar