A Prefeitura de Salvador, a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seções Bahia) em parceria com o Itaú Unibanco, inauguraram no último sábado, dia 16, o novo programa de compartilhamento de bikes na capital soteropolitana, o Bike Turista.
Operado pela Compartibike, o sistema é voltado exclusivamente para os turistas hospedados nos hotéis conveniados e contará, em um primeiro momento, com seis estações de 4 a 8 posições, totalizando 38 bicicletas.
Os bairros contemplados vão do Centro Histórico até o Itapuã, passando por Ondina, Barra, Stella Maris, entre outros.
“O objetivo do Bike Turista é estimular uma nova percepção do turista sobre a cidade, pois ao transitar com a bicicleta ele pode estabelecer uma relação mais próxima com a região, além de ter novas experiências com um modal de transporte diferente”, diz Luciana Nicola, Superintendente de Relações Institucionais e Governos do Itaú Unibanco, área responsável pelo programa de bike-share.
Funcionamento
O Bike Turista vai funcionar todos os dias, entre 6h e 22h e, para usufruir dele o hóspede precisa retirar o cartão do programa e fazer um cadastro na recepção do hotel em que está hospedado. Tudo será feito por meio de um tablet exclusivo, pelo qual poderá comprar o passe escolhido e consultar informações sobre o sistema. Já para retirar ou devolver a bike, o usuário pode ir em qualquer hotel conveniado. Cada turista cadastrado pode comprar até quatro passes e retirar até quatro bicicletas e ficar com elas por um período de até 24 horas.
Os hotéis conveniados até o momento são: Grande Barra Hotel, Mar Brasil Hotel Itapuã, Portobello Ondina Hotel, Mar Hotel Rio Vermelho, Gran Hotel Stella Maris e Hotel Bahiamar
Mobilidade urbana para o Itaú
O incentivo à mobilidade urbana é uma das causas do Itaú, ao lado de Educação, Cultura e Esporte. A instituição financeira atua no fomento do amadurecimento da cultura de integração das bicicletas ao modelo de transporte das cidades, pois acredita na bicicleta como alternativa viável de meio de transporte.
Desta forma, o Itaú é o único patrocinador de sistemas de bike-share no mundo que tem programas de dimensões nacionais. A primeira iniciativa nesse sentido foi o Bike Rio, em 2011 e hoje o banco mantém o programa no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), e em Pernambuco, nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e no arquipélago de Fernando de Noronha.
Na capital soteropolitana, o Bike Salvador está na ativa desde 2013. Até o momento, conta com aproximadamente 148 mil usuários cadastrados e já registrou mais de 611 mil viagens com as laranjinhas. Mais informações sobre o projeto no site http://www.bikesalvador.com/.