• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Saúde 12/07/2025

SUS amplia tratamento hormonal para mulheres com endometriose

SUS amplia tratamento hormonal para mulheres com endometriose

Mulheres com endometriose agora contam com duas novas opções de tratamento hormonal pelo Sistema Único de Saúde (SUS): o DIU liberador de levonorgestrel (DIU-LNG) e o anticoncepcional desogestrel. Os medicamentos foram incorporados após recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o DIU-LNG ajuda a suprimir o crescimento do tecido endometrial fora do útero, sendo indicado especialmente para mulheres com contraindicação ao uso de anticoncepcionais orais combinados. Uma vantagem é que sua troca só é necessária a cada cinco anos, o que favorece a continuidade do tratamento.

 

Já o desogestrel atua bloqueando a atividade hormonal e pode reduzir a dor e a progressão da doença. O medicamento poderá ser utilizado logo na primeira avaliação médica, antes mesmo da confirmação por exames.

 

A liberação dos tratamentos na rede pública depende da atualização dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas da endometriose.

 

O que é a endometriose?

 

A endometriose é uma doença inflamatória crônica em que o tecido semelhante ao que reveste o útero cresce em locais como ovários, intestino e bexiga, causando dor, inflamações e, em alguns casos, infertilidade.

 

Os sintomas mais comuns incluem cólicas menstruais intensas, dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, dificuldades para engravidar e alterações intestinais ou urinárias cíclicas.

 

Estima-se que a condição atinja cerca de 10% das mulheres e meninas em idade reprodutiva no mundo. No Brasil, a procura por diagnóstico e tratamento cresceu nos últimos anos. O SUS registrou aumento tanto no número de atendimentos quanto nas internações relacionadas à doença.

 

Informações da Agência Brasil
Foto: Reprodução/ gov.br


Bahia Tempo Real no ar