O Facebook deve, em breve, lançar uma série de conteúdos audiovisuais próprio para aparelhos de TV. Segundo o El País, a previsão é que sejam produzidos 20 programas curtos, entre 5 e 10 minutos, que juntos formariam 24 horas de programação sem interrupção. Todos os programas devem ser transmitidos a partir de junho, mais precisamente após o dia 17, segundo o Business Insider.
O Facebook, porém, não confirmou a veracidade do conteúdo publicado pelo Business Insider. No entanto, o VP de Desenvolvimento de Negócios e Monetização do Facebook, Dan Rose, revelou ao El País que futuramente será criada uma aba específica dentro do Facebook para a reprodução de conteúdo em vídeo. Tal aba poderá ser espelhada em TVs, formando assim uma espécie de canal com conteúdo exclusivo do Facebook.
Consideramos que há um perfil de usuário que usa o Facebook mas não pode parar para ver os vídeos durante o dia. Estamos trabalhando num aplicativo para que seja visto na Apple TV, por exemplo.Achamos que é interessante que os usuários guardem os vídeos encontrados dentro do Facebook e os vejam depois na televisão. A aba é mais uma forma de inspirar quem produz vídeos a torná-lo mais longos. A pensar neles não tanto como algo que serve para promover algo, e sim como uma maneira de impulsionar a comunidade, disse Rose ao El País.
Coincidência ou não, a rede social optou recentemente por desativar o seu estúdio de criação de vídeos em 360 graus. A empresa anunciou que não vai demitir os 50 funcionários responsáveis pelo projeto, mas sim aproveitá-los em outros setores da rede, como a produtora de conteúdo para TV. Ao que tudo aparente, o novo foco do Facebook é realmente conteúdo em vídeo.