Na noite da última sexta-feira (6), usuários de todo o país comemoraram o que pareceu ser o retorno de um velho amigo da internet: o Orkut. Ele está disponível, no formato de aplicativo, na loja oficial do Google, a Play Store. Em sua descrição, as imagens mostram o layout do site que foi oficialmente encerrado pelo Google em 2014: os perfis com recados, fotos, vídeos e fãs; os depoimentos de amigos; as comunidades com suas descrições e tópicos.
A comoção causada por essa descoberta foi grande: nas redes sociais, milhares de comentários que, além de celebrar a volta, relembravam as tradições da rede, como os depoimentos que diziam O topo é meu! e os Quem sou eu que avisavam que novas amizades precisavam se identificar (Só add com scrap!). A volta do Orkut, no entanto, não é oficial: o aplicativo é feito por um fã que diz querer homenagear a antiga rede social criada pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten.
Ao baixar o aplicativo, os usuários até são avisados sobre a versão não ser oficial. Orkut.br não tem vínculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014, diz uma nota do desenvolvedor, que ainda afirma que o app ainda está em desenvolvimento para que possa ter todos os recursos e ferramentas do Orkut original.
Aplicativo não-oficial do Orkut na Play Store
No entanto, muitos usuários ainda têm deixado comentários nas avaliações do aplicativo como se estivessem diante de uma versão oficial da rede, e reclamam de erros e lentidão, além de pedir a volta de outros recursos populares do Orkut, como os jogos (voltem com a Colheita Feliz, disse um dos usuários).
Não é a primeira vez que um falso Orkut surge na internet. Em 2017, uma versão disponível para navegador, no endereço orkut.li, trazia uma interface com visual idêntico ao do Orkut oficial antes de seu encerramento. Na época, o Google fez um alerta aos usuários, afirmando que a página era uma fraude e podia roubar dados de quem fizesse uma conta. Os invasores em orkut.li podem induzir você a fazer algo perigoso, como instalar um software ou revelar suas informações pessoais (por exemplo, senhas, números de telefone ou cartões de crédito), disse a empresa em um comunicado enviado ao G1.
Por isso, por mais saudade que você tenha da antiga rede social, tenha cuidado com qualquer versão não-oficial e, principalmente, nunca forneça dados pessoais e bancários a empresas e desenvolvedores de aplicativo que não sejam de confiança.
Fonte: https://administradores.com.br/