O WhatsApp lançou, em novembro último, um recurso para a criação de comunidades em sua plataforma. A nova ferramenta possibilita que marcas façam a gestão de diversos grupos de mensagens num mesmo canal, podendo abordar temas distintos, por exemplo, com fornecedores, funcionários e, principalmente, clientes e consumidores em potencial.
Segundo especialistas, a novidade demonstra sinergia com as atuais necessidades do mercado, uma vez que a proximidade da empresa com seus clientes nunca foi tão importante.
"Hoje em dia, é essencial que as marcas estejam presentes nas redes sociais, porém, mais do que isso, é necessário manter um diálogo com o público de interesse. Por isso, a criação de comunidades está cada vez mais relevante", afirma Satye Inatomi, sócia da Jahe Marketing, lembrando que empresas têm explorado newsletters e canais no Telegram para estreitar laços com sua audiência no ambiente digital.
"Esses espaços devem ser um canal aberto para feedbacks positivos e negativos, aumentando a credibilidade da marca. Eles são uma oportunidade para a empresa entender do que as pessoas gostam e o que pode ser melhorado. Já temos casos de marcas que estão desenvolvendo produtos com base nas demandas que surgiram nesses grupos", acrescenta Thaís Faccin, também sócia da Jahe Marketing.
Apesar da estreia mundial no fim do ano passado, no Brasil a nova atualização do WhatsApp foi adiada para depois das eleições de 2022, conforme acordo entre a plataforma e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e deve chegar em breve para os usuários do país. Esta é a hora, portanto, de as marcas incluírem as comunidades em sua estratégia de marketing de 2023.
Como as novas funcionalidades
A ideia, como já mencionado, é que as empresas consigam gerir diversos grupos sob o mesmo guarda-chuva, sendo possível não só segmentar a produção de mensagens para cada espaço, mas também enviar a mesma para todos de uma só vez.
Ao contrário de outras plataformas, porém, só será possível a um usuário ingressar num desses canais caso o administrador adicione a pessoa ou aceite sua solicitação. Isso possibilita a segmentação de cada grupo de acordo com as necessidades da organização.
Segundo as sócias da Jahe Marketing, negócios de todos os tipos podem se beneficiar da funcionalidade: uma escola, por exemplo, pode ter um grupo de pais para cada turma de alunos, enviando comunicados relacionados às atividades de cada grupo ou informativos gerais, como período de férias e eventos que incluam todos os estudantes.
"Uma marca de roupas pode criar uma comunidade com um grupo de clientes fidelizados para enviar cupons de desconto e promoções exclusivas, e outro com a base de contatos mais ampla, focado na divulgação de novidades. A vantagem é que será possível enviar, ao mesmo tempo, comunicados pertinentes aos dois públicos, como o horário de funcionamento da loja e comunicados de liquidações", explica Inatomi.
A ferramenta, de fato, poderá auxiliar na comunicação interna e externa de uma empresa. Uma pequena indústria pode ter um canal com grupos para cada um dos setores, além de outro apenas para gestores e mais outro para comunicados gerais, fora os canais para se relacionar com clientes e fornecedores.
"A tendência é que parte das comunidades que hoje têm outros formatos, como newsletter, canal no Telegram etc., migre para o WhatsApp. Enquanto a funcionalidade não chega ao Brasil, é importante planejar conteúdos criativos e de qualidade para se destacar no mercado com um grupo engajado e que pode gerar bons resultados", finaliza Faccin.
Fonte: https://administradores.com.br/