Quase 87% dos aplicativos Android e 60% dos aplicativos iOS solicitam acesso a funções do dispositivo não relacionadas ao seu desempenho, revela uma nova pesquisa da NordVPN .
Os pesquisadores de segurança cibernética e privacidade da NordVPN analisaram os aplicativos móveis mais populares do mundo em 18 categorias. Até 14% dos aplicativos coletam mais dados desnecessários do que o necessário para o desempenho dos aplicativos e apenas 8% dos aplicativos não coletam dados desnecessários. Em média, uma em cada cinco permissões solicitadas não era necessária para a funcionalidade do aplicativo.
"Um número significativo de aplicativos móveis que usamos diariamente solicita acesso a funções do dispositivo não relacionadas ao seu desempenho. E a maioria dos usuários concede licença ao aplicativo para espionar, mesmo sem ler os termos e condições. Os usuários devem sempre considerar se o aplicativo precisa de determinados dados para realizar seu trabalho antes de tocar em 'Aceitar', porque os dados coletados podem ser usados ??contra nossos interesses. É especialmente importante estar mais atento a algumas categorias de aplicativos que são mais intrusivos, como mídias sociais ou aplicativos de mensagens", afirma Adrianus Warmenhoven, consultor de segurança cibernética da NordVPN .
A pesquisa revelou que 42% de todos os aplicativos solicitam permissões relacionadas às atividades dos usuários fora do aplicativo real, o que significa que seu objetivo é coletar dados sobre os usuários em outros aplicativos e sites. Além disso, 37% dos apps estudados solicitam acesso à localização do usuário, 35% à câmera, 22% à galeria de fotos e 16% ao microfone.
Aplicativos de mídia social e mensagens são os que mais preocupam
Aplicativos de redes sociais, mensagens, navegação e namoro exigem o número mais significativo de permissões em comparação com outras categorias. Eles também estão na liderança ao solicitar permissões desnecessárias. Em média, os aplicativos de redes sociais solicitam dez permissões desnecessárias, os aplicativos de navegação pedem nove permissões, os de namoro seis, e os de mensagens cinco.
Os usuários do Android podem ser os menos preocupados com os aplicativos de jogos. Eles solicitam apenas 10 permissões e, em média, pedem menos de uma permissão desnecessária. Embora os aplicativos de comida e bebida no iOS solicitem em média menos de três permissões, em termos de permissões desnecessárias, os aplicativos de produtividade estão na liderança porque quase não coletam dados desnecessários.
A região do Leste Asiático é uma zona vermelha no mapa de privacidade
Embora a categoria seja um preditor mais forte de quantas permissões e dados os aplicativos solicitam, há também um efeito geográfico. Em média, os aplicativos do Leste Asiático solicitam a maior quantidade de permissões em geral, bem como permissões desnecessárias Hong Kong e Taiwan dominam os gráficos do Android e do iOS. Ao mesmo tempo, os aplicativos Android do Japão e de Cingapura também têm uma forte presença.
Isso provavelmente decorre de dois aspectos. Por um lado, diferentes regiões têm diferentes ambientes regulatórios. Mas, ao mesmo tempo, esses números são influenciados pela natureza dos aplicativos populares estudados. Os países do Leste Asiático são piores em termos de permissões devido à combinação do amplo uso de ferramentas de mídia social, bem como mangás e outros aplicativos de mídia", diz Warmenhoven.
Por outro lado, os aplicativos do México fizeram o menor número de solicitações de permissão desnecessárias e até mesmo o menor número geral de solicitações de permissão para Android. Para iOS, os aplicativos da Espanha e dos EUA fizeram o menor número de solicitações gerais, enquanto os aplicativos da Espanha, dos EUA, da Itália e da Polônia fizeram o menor número de solicitações desnecessárias.
Como proteger sua privacidade em aplicativos
Para proteger sua privacidade em aplicativos, Adrianus Warmenhoven oferece estas medidas preventivas:
Fonte: https://www.sitepronews.com/
Imagem cortesia de Unsplash