A Latam está expandindo o alcance do programa "Proa Direta", que tem como objetivo conectar jovens talentos à carreira de piloto no país. Desde abril, a iniciativa já impactou mais de 400 pessoas por meio de encontros presenciais em aeroclubes brasileiros, com a intenção de esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e democratizar informações sobre a profissão, que deve continuar em alta demanda nos próximos anos.
O programa Proa Direta já visitou aeroclubes em Jundiaí e Bragança Paulista (SP), Maringá (PR) e Florianópolis (SC), reunindo interessados em diálogos com comandantes e copilotos da Latam Airlines Brasil. Durante esses encontros, os profissionais da companhia compartilham detalhes sobre a rotina de trabalho, formação e os requisitos técnicos e comportamentais necessários para atuar na aviação comercial.
"A carreira de piloto exige muito mais do que conhecimento técnico. É preciso preparo mental e habilidades decisivas para garantir a segurança de todos a bordo. Com o Proa Direta, estamos conseguindo orientar e inspirar aqueles que sonham em voar conosco," afirmou Harley Meneses, diretor de Operações da Latam Brasil.
O programa também busca envolver as famílias dos futuros profissionais, que frequentemente desempenham um papel crucial no investimento necessário para iniciar a formação. Queremos mostrar para pais, mães e responsáveis qual é o caminho real e as oportunidades que essa carreira oferece, complementou Harley.
A Latam planeja expandir o Proa Direta para aeroclubes em todas as regiões do Brasil, reafirmando seu compromisso com a diversidade e o desenvolvimento de talentos na aviação.
No primeiro semestre de 2025, a companhia abriu mais de 300 vagas para copilotos e comandantes. Em 2024, superou em 70% sua meta de contratações de tripulantes técnicos no país, empregando atualmente mais de 21 mil pessoas, incluindo cerca de 2 mil pilotos.
O próximo encontro do Proa Direta será realizado em Minas Gerais, com a data ainda a ser confirmada.
Como é o Treinamento de Pilotos na Latam
O treinamento dos tripulantes técnicos recém-contratados na Latam tem uma duração média de 3 a 4 meses, dividido em três fases:
Após o treinamento inicial, todos os pilotos da Latam passam por treinamentos e exames de revalidação anualmente, garantindo que mantenham seus altos padrões de competência e segurança.
Fonte: https://modaisemfoco.com.br