• google plus bahia em tempo real
  • facebook bahia em tempo real
  • twitter bahia em tempo real
  • youtube bahia em tempo real
Geral 19/08/2025

ALBA abriga 1º Encontro de Escritores da Bahia

ALBA abriga 1º Encontro de Escritores da Bahia

Nesta segunda (18), no Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia, os intelectuais baianos Ederson Galeno, Emiliano José, Nelson Cerqueira, Nilo Belotto, Ricardo Justo e Taurino Araújo se reuniram no 1º Encontro de Escritores da Bahia, levando ao público vivências, memórias e provocações acerca da cultura da paz.

 

Em parceria com a Casa Legislativa, o evento fez parte do projeto Bahia de Todos os Leitores, vinculado ao Festival Literário para a Cultura de Paz (Flicpaz), que tem como curador o professor e escritor Ricardo Justo. A ideia, segundo ele, é trabalhar a leitura nos ambientes acadêmicos, escolares, sociais e comunitários da Bahia, levando à população a importância da leitura para a construção de seus próprios espaços, tratando da questão da cultura de paz e da literatura.

 

"Os estudantes reproduzem em sala de aula o que eles vivem dentro dos seus bairros. Então, quando trazemos a questão da cultura de paz, trazemos autores consagrados para tratar desse tema. Nós começamos a colocar, dentro das escolas, uma outra forma de pensar, para que as crianças, os jovens, os estudantes também brinquem e falem e propaguem a cultura de paz", explicou.

 

Durante a tarde, o público teve contato com as obras e experiências dos escritores convidados, que fizeram uma conexão do livro com a questão social atual e a construção da cultura de paz social e comunitária. Entre eles, o imortal, jornalista e ex-deputado, Emiliano José, que explanou sobre a biografia do ex-governador baiano Waldir Pires, lançada em 2018.

 

"Contar a história do Waldir foi quase que um dever que eu me impus, e que gostei muito de fazer: revelar ao mundo e ao Brasil a grande personalidade, o grande político, o grande homem da democracia, uma vida inspiradora para todos nós, pela sua coerência, pela seriedade, pelo amor ao povo da Bahia e ao povo brasileiro", colocou.

 

Também participaram do encontro os escritores Ederson Galeano, que falou sobre o livro Empreendedorismo Imobiliário; Nelson Cerqueira, Ditadura Militar - Retrato e identidade de um jornalista; Nilo Belotto, A arte de envelhecer; Ricardo Justo, Manual de gestão de conflitos; e Taurino Araújo, Hermenêutica da Desigualdade.

 

Fonte: https://www.al.ba.gov.br
Foto: CarlosAmilton/AgênciaALBA


Bahia Tempo Real no ar