Nesta segunda (18), no Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia, os intelectuais baianos Ederson Galeno, Emiliano José, Nelson Cerqueira, Nilo Belotto, Ricardo Justo e Taurino Araújo se reuniram no 1º Encontro de Escritores da Bahia, levando ao público vivências, memórias e provocações acerca da cultura da paz.
Em parceria com a Casa Legislativa, o evento fez parte do projeto Bahia de Todos os Leitores, vinculado ao Festival Literário para a Cultura de Paz (Flicpaz), que tem como curador o professor e escritor Ricardo Justo. A ideia, segundo ele, é trabalhar a leitura nos ambientes acadêmicos, escolares, sociais e comunitários da Bahia, levando à população a importância da leitura para a construção de seus próprios espaços, tratando da questão da cultura de paz e da literatura.
"Os estudantes reproduzem em sala de aula o que eles vivem dentro dos seus bairros. Então, quando trazemos a questão da cultura de paz, trazemos autores consagrados para tratar desse tema. Nós começamos a colocar, dentro das escolas, uma outra forma de pensar, para que as crianças, os jovens, os estudantes também brinquem e falem e propaguem a cultura de paz", explicou.
Durante a tarde, o público teve contato com as obras e experiências dos escritores convidados, que fizeram uma conexão do livro com a questão social atual e a construção da cultura de paz social e comunitária. Entre eles, o imortal, jornalista e ex-deputado, Emiliano José, que explanou sobre a biografia do ex-governador baiano Waldir Pires, lançada em 2018.
"Contar a história do Waldir foi quase que um dever que eu me impus, e que gostei muito de fazer: revelar ao mundo e ao Brasil a grande personalidade, o grande político, o grande homem da democracia, uma vida inspiradora para todos nós, pela sua coerência, pela seriedade, pelo amor ao povo da Bahia e ao povo brasileiro", colocou.
Também participaram do encontro os escritores Ederson Galeano, que falou sobre o livro Empreendedorismo Imobiliário; Nelson Cerqueira, Ditadura Militar - Retrato e identidade de um jornalista; Nilo Belotto, A arte de envelhecer; Ricardo Justo, Manual de gestão de conflitos; e Taurino Araújo, Hermenêutica da Desigualdade.
Fonte: https://www.al.ba.gov.br
Foto: CarlosAmilton/AgênciaALBA