Anualmente chegam a ilha cerca de 9 mil pessoas em busca de hospitais, médicos e outros serviços de saúde
Um novo nicho de mercado está se concretizando no destino através do trabalho da Corporação de Turismo Médico de Puerto Rico (CTMPR) e do governo local. Nos últimos meses, diversas reuniões vêm sendo realizadas com o objetivo de selecionar um facilitador que se encarregue de desenvolver o turismo médico na ilha.
Em um comunicado à imprensa, o secretário do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Comércio (DDEC), Alberto Bacó Bagué, declarou: “sabemos que Puerto Rico tem grande potencial para fazer crescer o turismo médico e a resposta positiva aos nossos esforços já se faz sentir. Nosso capital humano e nossa infraestrutura são muito preparados e nossos custos são competitivos para posicionar a ilha como principal destino de turismo médico do Caribe. O desenvolvimento de uma plataforma de turismo médico é uma das apostas estratégicas do governo para impulsionar o setor em Puerto Rico. Estão sendo investidos US$ 1 milhão”.
Ainda de acordo com o secretário, anualmente chegam a ilha cerca de 9 mil pessoas em busca de hospitais, médicos e outros serviços de saúde. “A expectativa do governo é que para 2016 esse número chegue a 30 mil pessoas e que o incremento dessa atividade gere 3 mil novos empregos e US$ 300 milhões aos cofres públicos” – concluiu.
Segundo Francisco Bonet, diretor da CTMPR, “há muito interesse do setor privado de fazer parte de uma estrutura que criamos para, de uma vez por todas, impulsionar o turismo médico de forma organizada”. A entidade que for selecionada se encarregará de prover ao paciente e/ou ao plano médico uma relação de hospitais e de especialistas certificados que realizam procedimentos médicos, seus custos aproximados e o tempo necessário de permanência no destino.
A iniciativa já começa a receber os primeiros apoios. A empresa aérea Seaborne Airlines e a seguradora Mapfre anunciaram que oferecerão 15% de desconto aos assegurados que comprarem passagens dessa companhia que atualmente voa para 15 destinos do Caribe. Há um ano a Seaborne transferiu seus escritórios centrais das Ilhas Virgens para Puerto Rico.