Programa foi possível deduzir o caráter da pessoa usando cinco traços de personalidade
De acordo com uma pesquisa divulgada na publicação científica PNAS, realizada por uma equipe da Universidade de Cambridge e da Universidade de Stanford, criou um modelo que analisou curtidas no Facebook de diversos voluntários.
Através desse programa, foi possível deduzir o caráter da pessoa usando cinco traços de personalidade : amabilidade, retidão, extroversão, neurose e sinceridade. Melhores até, inclusive, dos resultados de análise apresentados por parentes e parceiros do voluntário. E mesmo que a personalidade de uma pessoa seja bem mais complexa que isso, o resultado é alarmante: computadores podem superar humanos.
As associações feitas também são interessantes. Por exemplo: fãs do seriado britânico Dr. Who tendem a ser mais tímidos que fãs do programa BBB. Ao todo 70.520 usuários do Facebook se ofereceram para participar da pesquisa.
Comparando os resultados obtidos da análise de pessoas ao redor do voluntário e do programa, em média, apenas dez "likes" foram necessários para que a máquina avaliasse melhor o usuário que um colega de trabalho. Já para competir com um amigo foram necessária 70 curtidas. Amigos extremamente próximos e membros da família conseguiram fazer com que a máquina precisasse de 150 curtidas, em média, para se sair melhor. Porém, isso ainda é metade do necessário para que a máquina fizesse uma análise melhor do que o parceiro do usuário.