A privacidade tornou-se mais do que um capricho e hoje, com todos os olhos em cima de qualquer pessoa e com o golpe dos ‘termos e condições’, damos um mapa completo dos nossos passos, preferências e hábitos para os grandes conglomerados da internet.
Para ajudar aos que se preocupam com o uso disso pelas empresas, a ex agente dop FBI Mary Galligan, que comandava a equipe de operações cibernéticas especiais do bureau em Nova Iorque, dá algumas dicas.
Ela, que agora trabalha como consultora de segurança, pode ver a abundância de vigilância a que estamos submetidos e teve contato com uma série de hackers de alto perfil enquanto no FBI. Então, quais são seus segredos para manter suas informações herméticas?
1. Mude suas senhas regularmente
Galligan muda suas senhas uma vez por mês, no caso de uma empresa onde ela tem uma conta sofra uma violação de dados e não comente sobre isso por um tempo.
2. Despiste com informações falsas
Quando você está em um estabelecimento e o atendente pede seu CEP ou número de telefone, Galligan recomenda dar informações falsas. Como é sabido, eles armazenam suas informações de identificação para construir um banco de dados sobre você.
Além do seu endereço, os varejistas também podem usar as informações que recolhem para descobrir seu salário, histórico de crédito, aniversário e muito mais. Isso os ajuda a alvejá-lo com malas diretas e promoções especiais, mas isso significa que qualquer hacker obtém acesso ao banco de dados e podei saber muito mais sobre você do que deveria.
3. Separe a navegação do internet banking
É recomendável ter um dispositivo separado para as finanças, além de seu computador de uso regular. Você deve usá-lo apenas para fins financeiros, como acesso a bancos. Isso torna mais difícil para um vírus que rouba dados que consiga também seus dados bancários.
4. Crie um e-mail só para o que é supérfluo
Se você está cansado de precisar passar por milhares de mensagens de spam até chegar aos e-mails que realmente precisa ler, ou se prefere não fornecer seu endereço para fins como newsletters e vitrines virtuais, Galligan tem a resposta: criar uma conta só para esses e-mails. Dessa forma você consegue acessar sites que exigem um endereço de e-mail e mantém sua conta real exclusivamente para e-mail amigos e familiares.
Fonte: http://oconsumidor.com.br/