O festival mais democrático do mundo acontece durante 3 semanas nos melhores restaurantes da capital baiana
Já começar o evento gastronômico mais esperado da capital baiana. A Salvador Restaurant Week chega consolidada a sua 6ª edição, no período entre 18 de maio e 7 de junho. A versão regional do festival conta com a adesão de 60 renomados e badalados restaurantes de Salvador. Os menus têm valor fixo: R$ 37,90 + R$ 1,00 de doação para o Martagão Gesteira – Hospital da Criança, total R$ 38,90 no almoço e R$ 49,90 + R$ 1,00 de doação para o Martagão Gesteira – Hospital da Criança, total R$ 50,90 no jantar. A expectativa é que cerca de 120 mil pessoas circulem pelos estabelecimentos inscritos.
Tema do festival com desafio aos chefs, cozinheiros e restauranteurs
A “Gastronomia Saudável” é o tema desta edição. Os chefs, cozinheiros e restauranteurs são desafiados a unir, para a composição dos pratos, ingredientes naturais a produtos da estação e regionais, que tragam benefícios à saúde do consumidor, ressaltando o sabor e o prazer de comer. O objetivo é mostrar que é possível associar uma boa culinária à sustentabilidade, pensando sempre no ambiente e no corpo.
Solidariedade
O festival de gastronomia mais famoso do mundo cumpre, mais uma vez, o seu papel social. Nos restaurantes de Salvador, a cada refeição, os clientes podem contribuir com R$ 1,00 ou mais (opcional), que, nesta edição, será repassado ao Martagão Gesteira – Hospital da Criança, centro de referência no Brasil em assistência, ensino e pesquisa da saúde da criança, com foco na qualidade e sustentabilidade.
Para a edição 2015, alguns restaurantes de Salvador já trabalharão com o serviço de reservas via internet. No site oficial da Restaurant Week – www.restaurantweek.com.br – o internauta encontrará o link reserva online” e poderá escolher o restaurante, a data, horário e quantidade de pessoas com facilidade. “O sistema é rápido, muito prático e sem risco de overbooking”, ressalta Fernando Reis.
Origem do evento gastronômico
Criado na década de 90 em Nova York, a Restaurant Week chegou ao Brasil em 2007 e de lá para cá vem movendo multidões em torno desse festival gastronômico. Tendo sua primeira edição realizada em São Paulo, o evento prestigia segmentos, como a gastronomia e o turismo, proporcionando consumo, rentabilidade ao comércio e movimento na cidade onde acontece. Presente em 15 cidades brasileiras, com a exigência de que o restaurante participante tenha cardápio e preço fechados para o jantar e almoço, já virou parte do calendário regional.
A festa já é conhecida como um dos eventos mais esperados pelos consumidores e restaurantes de cada cidade por sua proposta inovadora de democratizar a gastronomia. A ideia é que os chefs, cozinheiros e restauranteurs desafiem toda sua criatividade para pensar em pratos interessantes, saborosos, com qualidade e que consigam imprimir o conceito da casa para apresentar aos clientes. Esse é um momento cool, de relacionamento, ideal para celebração, reunião entre amigos que têm a oportunidade de conhecer novos paladares através de um tour gastronômico inesquecível por Salvador.
De acordo com Fernando Reis, o objetivo maior é a valorização da boa culinária, levando os clientes a olharem a gastronomia sem tabus. “Muitas vezes, uma pessoa deixa de freqüentar um bom restaurante com receio do valor final da conta. Como durante o festival ela já sabe exatamente quanto vai pagar, aproveita para conhecer o cardápio e rever seus conceitos”, explica. Os 21 dias da tradicional presença da Restaurant Week, nas cidades por onde passa, alteram a rotina das pessoas que aguardam ansiosas pelas duas edições anuais do festival. Segundo Licia Fabio, realizadora do evento na Bahia, “o sucesso da Salvador Restaurant Week está diretamente ligado à força da culinária regional”.
Mais uma vez, badalados restaurantes participam do evento em Salvador, a exemplo do Amado, Paraíso Tropical, Ercolano, Conventual, Alfredo di Roma, Barbacoa, Bargaço, Pereira, Salvador Dali, Gattai, Zafferano, Al Mare, entre outros.
Patrocinadores, apoiadores e harmonização
Nesta edição baiana, a Unifacs, maior universidade privada do Norte/Nordeste apresenta a Salvador Restaurant Week e a Licia Fabio é a produtora do evento, que conta com patrocínio do Salvador Shopping. A harmonização do festival é da Paula Gaya Importadora. Apoio: Abrasel e Publimex. Promoção: Rádio CBN, Jornal Correio*, IBahia, Elemídia, UOL, Itaú Cinemas. Ação Social: Martagão Gesteira – Hospital da Criança. Realização: MiCA e Licia Fabio.
Serviço:
6ª edição da Salvador Restaurant Week
Data: 18 de maio a 7 de junho de 2015
Valor: R$ 37,90 + R$ 1,00 de doação para o Martagão Gesteira – Hospital da Criança, total R$ 38,90 no almoço e R$ 49,90 + R$ 1,00 de doação para o Martagão Gesteira – Hospital da Criança, total R$ 50,90 no jantar
Lista dos restaurantes participantes:
Adega Bacco, Al Mare, Além do Cais, Alfredo di Roma, Amado, Barbacoa, Bargaço, Bella Napoli, Blue Praia Bar, Café do Forte, Cantina Du Vini, Carro de Boi, Carro de Boi – Casa, Casa Di Vina, Cathedrall, Cedro Restaurante – São Salvador hotéis e Convenções, Chalezinho, Conde de Castro, Confraria das Ostras, Conventual, Doc Casual Dinning, Eddie Burger, Ercolano, Ferraz Gastronomia Contemporânea, Ferreiro Café, Figli, Gattai, La Pulperia, L’Entrecôte de Paris, Mariposa – Boulevard, Mariposa – Jardim Apipema, Mariposa – Salvador Shopping, Mariposa – Shopping Barra, Mariposa – Vilas do Atlântico, Mariposa- Shopping Paralela, Martim Pescador, Ola Cevicheria, Oui Restaurante, Paraíso Tropical, Pereira – Barra, Pereira – Itaigara, Pereira Café, Postudo, Red River Café, Restaurante 33, Restaurante 496, Riz Bistrot e Risottos, Rocca Gourmet, Salvador Dali, Solar do Bacalhau, Sorriso da Dada, Terra Brasil, Tomé, Torre de Pizza, Torre Parrilha, Utopia, Varanda Gastronomia, Yellow Easy Foods, Zafferano, Zank.